A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza nesta semana a capacitação de 30 servidores de superintendências do órgão sobre técnicas e práticas em gerenciamento de projetos, baseadas no Guia PMBOK - um conjunto de ações em gestão de projetos publicado pelo Project Management Institute.
Na última quarta-feira (27.11), a proposta de criação do Escritório de Projetos foi apresentada aos secretários adjuntos, superintendentes, coordenadores, gerentes e servidores que atuam diretamente na área. A ideia é fortalecer a capacidade do órgão na elaboração de projetos, captação de recursos e fomento à execução do seu Plano de Trabalho. Representantes da Casa Civil, Secretaria de Planejamento e Secopa, assim como gestores governamentais, participaram do evento.
Durante a apresentação, o secretário adjunto executivo do Núcleo Ambiental, Benedito Nery Strobel, falou sobre o modelo de governança em execução no órgão. Segundo ele, por determinação do governador Silval Barbosa, esta é mais uma frente de trabalho que está sendo aberta na Sema. “Com a estruturação da área de projetos e a implementação de uma série de medidas como o Sema Virtual, entre outras, estamos mudando a forma de gerenciamento do órgão”.
O Escritório de Projetos da Sema será setorial e vai atuar alinhado com o Escritório Central de Projetos do Governo de Mato Grosso, que tem por objetivo formalizar práticas, processos e operações de gerenciamento de projetos. O objetivo é fortalecer a capacidade do Governo em alcançar resultados.
A gestora governamental da Sema, Rita de Cássio Volpato, explicou que, a partir de um diagnóstico inicial que envolveu entrevistas e aplicação de um questionário junto a servidores do órgão, foi feito um levantamento dos problemas e do potencial da Pasta em gerenciamento de projetos. A nova fase inicia com a capacitação dos servidores. “A capacitação será contínua e, na verdade, é o pontapé para a criação do Escritório de Projetos no âmbito do órgão. Vamos ainda implantar as boas práticas do PMBOK, padronizar processos, criar um sistema de monitoramento, fazer a gestão do conhecimento e escrever o Guia de Gerenciamento de Projetos da Sema. A ideia é integrar, coordenar, monitorar e orientar equipes e projetos, e assim contribuir para que os projetos obtenham resultados dentro do prazo, do escopo e do orçamento previsto”.
A capacitação acontece de 03 a 06 de dezembro, nos períodos matutino e vespertino, totalizando mais de 44 horas distribuídas entre explanação teórica, plantão de dúvidas e discussões. O curso é oferecido pela Secopa e ministrado pelo CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, que fornece o material didático. Os servidores receberão certificado.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, a criação e implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) é positiva. “Queremos fortalecer a capacidade da secretaria no gerenciamento dos projetos porque na área ambiental há um grande volume de recursos disponíveis para serem captados. Não somente a Sema, mas a administração pública precisa ter bons projetos para viabilizar a captação desses recursos e concretizar as várias ações de governo, trazendo resultados para a população”.