A unidade desconcentrada da Sema de Juara, a 709 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado, realizou uma operação de rotina no Rio Arinos, no trecho entre a localidade conhecida como “47” e a sede do município de Porto dos Gaúchos. Na operação foram apreendidos vários apetrechos de pesca depredatória.
O diretor da unidade, Joelson Figueredo explicou que a operação teve início na sexta-feira (27.11) e terminou no domingo (01.12). “Recebemos várias denúncias de que neste trecho pescadores estariam praticando a pesca depredatória, durante o período proibitivo da piracema”.
Durante a operação foram aprendidas duas (02) redes de pescaria de 5 m; cinco (05) tábuas de anzóis para espinhel; três (03) tarrafas; 12 linhadas de mão; cinco (05) varas de pesca; dois (02) molinetes; três (03) fisgas; dois (02) puçás; três (03) cordas de espinhel de 100 m cada (300 m de espinhel).
Nenhum pescado foi localizado. Alguns pescadores localizados pela equipe da Sema abandonaram os apetrechos e fugiram pelo mato. Nenhum pescador foi detido.
Desde o início do período de defeso da piracema a unidade já realizou três (03) operações de caráter ostensivo para inibir os infratores e mostrar as presenças da fiscalização na região.“As operações estão acontecendo com o apoio da policia militar e continuarão ocorrendo em todos os rios da região do Vale do Arinos. Os apetrechos apreendidos durante a vistoria no Rio Arinos serão destruídos pela Sema”, salientou Joelson Figueredo