Página inicial > SEMA > Notícias > Delegados de Mato Grosso participam da abertura da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente
Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2013, 18h49 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h51 | Acessos: 984 | Categoria: Notícias
IV_Conferencia_Nacional_do_Meio_ambiente_abertura_ministra_taque_e_delegacao_MT
IV Conferência Nacional do Meio Ambiente

O secretário adjunto de Mudanças Climáticas, Wilson Gambogi Pinheiro Taques participou na manhã desta sexta-feira (25), do Ciclo de Debates sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei 12.305, nas discussões em torno da Economia Verde, Logística Reversa e sua Implantação. Os debates fazem parte da programação da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece em Brasília até domingo (27).

Mato Grosso está representado no evento por 32 delegados eleitos na etapa estadual da conferência.

Na etapa nacional, assim como nas demais etapas (municipais, regionais, estaduais, livres e pela internet) estão sendo discutidas soluções para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos por meio de propostas que resultem no fim dos lixões, consumo sustentável e implantação da logística reversa, além da inclusão dos 850 mil catadores em atividade no País.

Ao abrir oficialmente o evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira disse que os 2.500 participantes da conferência (desse total, 1.340 são delegados de todo o país), são na verdade agentes de transformação.

Izabella Teixeira defendeu soluções diferenciadas para grandes cidades, pequenos e médios municípios e cidades isoladas, e destacou a necessidade de desoneração fiscal e incentivos tributários para viabilizar a implantação da PNRS. Para ela, qualquer iniciativa nessa direção terá que levar em conta os trabalhadores em reciclagem. “Os catadores terão cada vez mais espaço nas políticas públicas ambientais”, salientou.

Entre os temas que serão discutidos durante a conferência, nos quatro eixos prioritários da PNRS - produção e consumo sustentáveis, educação ambiental, redução dos impactos ambientais e geração de emprego, trabalho e renda – a expectativa é de que surjam propostas inovadoras em especial visando a geração de emprego e renda, com redução dos impactos ambientais da gestão dos resíduos sólidos. Outro eixo também em destaque é o que trata da questão da logística reversa.

O secretário adjunto Wilson Taques é relator de um dos sub-grupos do Eixo I, Produção e Consumo Sustentáveis.