Visando orientar e sensibilizar a sociedade mato-grossense sobre os malefícios causados pela fumaça oriunda do tabaco, e das queimadas, está instalado em Porto dos Gaúchos (663 quilômetros na Região Médio-Norte de Cuiabá), o pulmão inflável. Com 220 metros quadrados, o espaço foi aberto à visitação nesta terça-feira (24.09) e permanece até o dia 27, gratuitamente, na Praça D. Leopoldina Wilke, das 8h às 11h30, das 14h às 17h30 e das 19h às 20h30, para toda população do Vale do Arinos (Porto dos Gaúchos, Juara, Novo Horizonte do Norte, Itanhangá,Tabaporã e Brasnorte).
O Projeto MT sem Fumaça é um trabalho articulado entre as secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema/MT), de Educação (Seduc/MT), de Saúde (SES/MT), Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Sociedade Mato-grossense de Pneumologia e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Essa é a primeira vez que Porto dos Gaúchos e a região do Vale do Arinos recebem o pulmão inflável, uma estrutura dotada de três salas com capacidade para 20 pessoas cada uma e um miniauditório com capacidade para 40 pessoas. “Além do alerta quanto à saúde, ele irá ajudar na sensibilização quanto às perdas de biodiversidade devido às queimadas em áreas de conservação e preservação ambiental; também será um espaço para promoção de educadores ambientais”, explicou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Eliane Favaretto.
No interior do pulmão inflável todas as informações são abordadas por meio de vídeo, exposições de peças anatômicas do corpo humano, exposição de ilustrações e fotos, percepções olfativas e auditivas, além do acompanhamento técnico de profissionais da área. Os estudantes receberão material de apoio do tipo fascículos pedagógicos sobre os temas propostos e, para poder facilitar o acesso à estrutura e a assimilação do conhecimento, técnicos da Sema, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Saúde farão o acompanhamento aos visitantes.
A ideia do pulmão surgiu em 2010, quando a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia em conjunto com a Sema realizou em Cuiabá a atividade de um tour pelo pulmão, com um debate das doenças respiratórias e os danos causados pelas queimadas. Desde então o Governo do Estado por meio das secretarias e parceiros elaboraram o projeto denominado MT sem Fumaça.
A temática foi ampliada e agora abrange as questões socioambientais tendo sido apresentado duas vezes em Cuiabá. Além de Porto dos Gaúchos que recebe o projeto atendendo ao seu maior objetivo que é sensibilizar a sociedade por meio da informação, e da a orientação, a ideia é levar a iniciativa a toda sociedade mato-grossense.
Estão envolvidos na iniciativa a Superintendência de Educação da Sema (Suea), o Comitê Estadual de Gestão do Fogo e Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD), de Juara.