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SEMA
Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2013, 17h09 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 16h59 | Acessos: 415 | Categoria: Notícias
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Ouvidoria Setorial da Sema estará presente na Caravana das Ouvidorias

O número de inscritos na Caravana das Ouvidorias da região Centro-Oeste superou a meta da organização do evento. Aproximadamente 200 pessoas, entre ouvidores, funcionários de ouvidorias públicas e representantes de movimentos e organizações da sociedade civil de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e de estados vão participar do encontro.

O evento será realizado na quarta (24.07) e quinta-feira (25.07), no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.


Mato Grosso sediará o primeiro dos cinco encontros a serem realizados em 2013 pela Ouvidoria Geral da União e Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com as Ouvidorias dos estados e o Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS. A Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) está à frente da organização da Caravana do Centro-Oeste, com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Prefeitura de Cuiabá, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB) e Defensoria Pública.

A Caravana visa fortalecer as ouvidorias como instrumento de interação entre o cidadão e a administração pública na perspectiva de fomentar o controle social da gestão. O evento vai ter a participação do ouvidor-geral da União, José Eduardo Romão.  

O secretário-auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, explica que a participação da sociedade na gestão pública é fundamental para auxiliar na tomada da decisão administrativa, de forma a orientar a administração na adoção de medidas que realmente atendam ao interesse público, bem como na fiscalização da correta e transparente aplicação dos recursos públicos. Nesse contexto, as ouvidorias podem municiar as atividades dos conselhos e outras instituições de participação.

Para tanto, segundo o secretário-auditor, é preciso qualificar as ouvidorias para que elas não sejam somente canais para receber a manifestação e dar a resposta rápida e consistente ao cidadão. É preciso mais: emitir relatórios gerenciais, apresentar estatísticas dos dados consolidados, apontar a solução para os problemas indicados, auxiliar a gestão a disponibilizar informações públicas de maneira objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. Alves observa que o Governo de Mato Grosso já está bastante adiantando nesse sentido, contudo é preciso avançar ainda mais.

A Ouvidoria Setoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), também participará do encontro.

Para entrar em contato com a Ouvidoria de Mato Grosso, o cidadão pode acessar o sistema disponível nos sites do Governo do Estado ou ligar no 162 ou no 0800-647-1520.

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