Com a finalidade de implantar projetos de desenvolvimento sustentável em cinco comunidades rurais, no município de Santo Antônio de Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá), o Rotary Club de Cuiabá em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) está executando projetos na área ambiental, social e econômica. O projeto vai beneficiar mais de 500 famílias que residem nas margens do Rio Cuiabá.
O presidente do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC), Carlos Moreno, fala que foi realizado um diagnóstico participativo e as comunidades rurais de Varginha, Bocaina, Engenho Velho, Vereda e Morrinhos, escolheram trabalhar com a piscicultura, implantação de hortifrutigranjeiros e outros. Segundo Moreno, o objetivo do trabalho é proporcionar uma economia regional sustentável que mantenha a família no campo com qualidade de vida e renda.
O membro do Rotary Leôncio Pinheiro da Silva Filho, comenta que a ação é abrangente com atuação na área ambiental, infraestrutura, social e econômica. Ele enfatiza que a participação dos técnicos da Empaer será na elaboração de projetos agropecuários com base nas principais cadeias produtivas, prestar assistência técnica e extensão rural (Ater), orientar sobre saneamento básico e recursos hídricos, recuperação das matas ciliares, capacitação dos produtores na implantação dos projetos e comercialização dos produtos.
O diretor de Ater da Empaer, Almir de Souza Ferro, destaca que o trabalho é acompanhar e orientar a implantação dos projetos e prestar assistência diferenciada. Ele cita que a atividade apícola para produção de mel e preservação ambiental, implantação da pecuária de leite e flores tropicais será uma fonte de geração de renda a ser executada nas comunidades rurais.
Conforme Ferro, para auxiliar nas as atividades rurais o Rotary repassou um trator com implementos e três computadores, equipamentos que serão utilizados no plano de trabalho elaborado pelos membros da comunidade e parceiros. No dia 20 de junho, representantes do NRDC estiveram reunidos com os diretores da Empaer, Almir e Eliane Forte Daltro, para apresentação e validação do diagnóstico participativo.