Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Comitê de Gestão de Fogo finaliza plano de combate aos incêndios florestais
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Sábado, 18 de Maio de 2013, 12h40 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h03 | Acessos: 1123 | Categoria: Notícias
Assessoria/Sema-MTREUNIO_COMIT_GESTO_DO_FOGO_MAIO_2013_3.JPG_EDITADA
Comitê do Fogo realiza sua 4ª Reunião Ordinária

Atenuar os impactos negativos dos incêndios florestais e queimadas ilegais junto à população. Essa é a meta do governo do Estado, estabelecida no Plano Integrado de Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais de 2013.

O plano e as ações dos vários órgãos que integram o Comitê Estadual de Gestão do Fogo foram discutidos nesta sexta-feira (17.05), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O titular da Sema-MT, José Lacerda destacou que o planejamento estratégico tem total relação com a redução do número de focos em Mato Grosso. “Além disso, os incêndios florestais e queimadas envolvem a conscientização da sociedade, ou seja, não fazer desmatamentos ilegais, e queimadas ilegais. A sociedade precisa contribuir no combate a essas práticas criminosas”.

Este ano, a Sema deverá investir cerca de R$ 1,4 milhões na contratação de 90 brigadistas, locação e manutenção de veículos, equipamentos operacionais e de combate e proteção individual e coletiva, logística e outros.

O Plano abrange todo o estado e prioriza as Unidades de Conservação e seu entorno, áreas de relevante interesse ecológico, áreas florestais, terras indígenas e áreas particulares e o patrimônio privado.

Quinze municípios, em razão de seu histórico, estão sendo considerados prioritários – Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Itanhangá, Tabaporã, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Querência, Cláudia, Porto dos Gaúchos, Sinop, Colniza, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Serra Nova Dourada e Confresa.

Entre as ações estratégicas para o combate aos incêndios florestais e queimadas, estão a Educação Ambiental, redução dos riscos de incêndios com a implementação de aceiros, vigilância, treinamento de pessoal, equipamentos, monitoramento dos dados climatológicos e focos de calor e a fiscalização. O governo pretende também implantar sete bases operacionais nas regiões de Nobres, Coqueiral e Bom Jardim; Novo Santo Antonio; Monumento Natural Morro de Santo Antonio; APA Estadual Chapada dos Guimarães; PE Encontro das Águas; Reserva Extrativista Guariba Roosevelt e Parque Estadual da Serra Azul.

O Plano Integrado de Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais de 2013 será lançado durante a realização da 9ª Semana do Meio Ambiente, que acontecerá de 05 a 07 de junho.


Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838