O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, ao participar do Estradeiro Aprosoja - Expedição Santo Antônio das Lendas destacou a importância da hidrovia Paraguai-Paraná para o desenvolvimento da região. Ele lembrou a preocupação do governo com a integração do Estado e disse que o movimento é fundamental para a região.
“A hidrovia, além de uma importante forma de reduzir custos, está pronta. Não há necessidade de qualquer interferência em relação à retificação ou deslocamento. Além disso, é um transporte ecologicamente inteligente, que adequa o barco ao rio e não o rio ao barco”, salientou. Lacerda lembrou ainda que a capacidade de transporte, no caso, será de aproximadamente seis mil toneladas cada comboio devido ao pequeno calado das embarcações.
Em relação ao Licenciamento Ambiental, o secretário esclareceu que devem ser observadas todas as questões, de acordo com os estudos de cada projeto apresentado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão competente para fazer o licenciamento, e que a hidrovia é objeto de tratado internacional entre os países do Mercosul, inclusive a Bolívia.
A expedição organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) foi realizada de sexta-feira a domingo (03 a 05.05), e teve o objetivo de mostrar a importância da rota para melhorar a logística na região.
O evento reuniu representantes de entidades ligadas ao agronegócio, empresários, e autoridades entre eles o secretário de governo Neto Gouveia; o secretário de Obras Valdeci Costa; o secretário de Indústria e Comércio Júlio Parreira; o secretário de Estado de Acompanhamento à Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, além de prefeitos e vereadores de vários municípios, entre outras autoridades.
(Com informações de Thiago Almeida/Ascom - Cáceres-MT)