Página inicial > SEMA > Notícias > Secretário destaca hidrovia como transporte ecologicamente inteligente
Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2013, 22h35 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h03 | Acessos: 520 | Categoria: Notícias
Ronivon Barro - Ascom/Cáceres-MTESTRADEIRO_APROSOJA_editada
Representantes do agronegocio e autoridades acompanharam expedição

O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, ao participar do Estradeiro Aprosoja - Expedição Santo Antônio das Lendas destacou a importância da hidrovia Paraguai-Paraná para o desenvolvimento da região. Ele lembrou a preocupação do governo com a integração do Estado e disse que o movimento é fundamental para a região.

“A hidrovia, além de uma importante forma de reduzir custos, está pronta. Não há necessidade de qualquer interferência em relação à retificação ou deslocamento. Além disso, é um transporte ecologicamente inteligente, que adequa o barco ao rio e não o rio ao barco”, salientou.  Lacerda lembrou ainda que a capacidade de transporte, no caso, será de aproximadamente seis mil toneladas cada comboio devido ao pequeno calado das embarcações.

Em relação ao Licenciamento Ambiental, o secretário esclareceu que devem ser observadas todas as questões, de acordo com os estudos de cada projeto apresentado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão competente para fazer o licenciamento, e que a hidrovia é objeto de tratado internacional entre os países do Mercosul, inclusive a Bolívia.

A expedição organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) foi  realizada de sexta-feira a domingo (03 a 05.05),  e teve o objetivo de mostrar a importância da rota para melhorar a logística na região.

O evento reuniu representantes de entidades ligadas ao agronegócio, empresários, e autoridades entre eles o secretário de governo Neto Gouveia; o secretário de Obras Valdeci Costa; o secretário de Indústria e Comércio Júlio Parreira;  o secretário de Estado de Acompanhamento à Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, além de prefeitos e vereadores de vários municípios, entre outras autoridades.

(Com informações de Thiago Almeida/Ascom - Cáceres-MT)