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SEMA
Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2013, 20h52 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h03 | Acessos: 102 | Categoria: Notícias
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Obras do VLT - empreendimento busca certificação internacional

O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e a empresa ECO2 Neutralização apresentaram à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), nesta sexta-feira (03.05) o relatório do inventário sobre emissão e neutralização de Gases agravadores do Efeito Estufa (GEEs) das obras para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Este é o primeiro documento de um total de três que serão confeccionados durante as obras, e que visa a certificação internacional do empreendimento ao aderir ao Programa Brasileiro de Inventários dos Gases de Efeito Estufa do Governo Federal, administrado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Esse primeiro inventário (referente a 2012, de 1º de agosto a 31 de dezembro) e uma série de outras ações realizadas pelo Consórcio VLT são exigências do programa de certificação. Entre as atividades está o selo Pegada Limpa (CO2 Neutralizado), que será colocado em todos os veículos usados na construção do novo modal (incluindo os dos colaboradores e dos terceirizados) e também nas placas das obras e tapumes.

A selagem do maquinário e das obras será o marco oficial do processo de certificação, que estabelece todo um procedimento para alcançar o selo máximo, passando pelo bronze e prata até chegar ao ouro (que garantirá a certificação internacional dos inventários do Consórcio VLT, em 2015), cuja evolução ocorre conforme a execução das atividades estabelecidas pelo programa.

"Na construção da Arena Pantanal nós já aderimos ao projeto Copa Verde que trabalha com a compensação das áreas degradadas, principalmente nas margens do Rio Cuiabá. Agora com o VLT nós investimos no conceito de preservação das áreas existentes, mas a intenção é a mesma, ou seja, neutralizar o carbono emitido na atmosfera devido às construções das obras e fomentar nos moradores locais a ideia de comprometimento com o meio ambiente", explicou o secretário extraordinário da Secopa, Maurício Guimarães.

Para o gerente de Contrato do Consórcio VLT, Fernando Orsini, essa é mais uma demonstração do compromisso que as empresas consorciadas têm com o meio ambiente para a implantação do VLT. Ele lembra que várias outras ações estão sendo desenvolvidas desde o início dos trabalhos nos canteiros de obras, envolvendo também os trabalhadores. “Coleta seletiva de resíduos, comunicação e educação ambiental junto às comunidades afetadas pelas obras, monitoramento de fauna, resgate de animais, transplante das árvores retiradas no trajeto do VLT e o respectivo projeto paisagístico são algumas que podemos citar”.

O projeto de neutralização ao qual o Consórcio VLT aderiu consiste na aquisição de um estoque de 200 mil toneladas de carbono, que vai sendo reduzido à medida que as obras vão avançando. O diretor institucional da ECO2 Neutralização, Ewerson Duarte da Costa, explica que antes mesmo das obras iniciarem o Consórcio procurou a empresa para obter informações sobre as ações que poderiam ser feitas para neutralizar o carbono emitido.

Para isso, fez a aquisição desse estoque de carbono do Projeto Águas do Pantanal, que visa a conservação das 33 primeiras nascentes do rio Cuiabá e cuja fazenda está localizada na cidade e Rosário Oeste (a 129 km de Cuiabá), no sopé da Serra Azul. A região é um dos principais mananciais que abastece o Pantanal Mato-grossense, considerado Patrimônio Natural da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

“É importante ressaltar que trata-se da primeira obra no país que busca certificação dentro do Programa de Inventário. Muitas empresas recorrem ao programa, mas nunca na história brasileira uma obra teve essa preocupação. Este é um legado muito importante que o VLT vai deixar para o Estado, pois certamente vai estimular outras empresas a terem essa consciência ambiental”.

A NEUTRALIZAÇÃO – O inventário produzido pela ECO2 Neutralização contabiliza diariamente as emissões de poluentes e ao final de cada ano – terminado no mês de abril – é apresentado ao Programa Brasileiro, administrado pela FVG. Se todos os critérios exigidos pelo programa forem cumpridos o empreendimento avança rumo à certificação.

Para a neutralização de carbono a empresa usa a metodologia do GHG Protocol (The Greenhouse Gas Protocol) para o cálculo de emissões. Trata-se de uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE’s, sendo hoje a metodologia mais utilizada mundialmente pelas empresas e governos na elaboração de inventários.

Neutralização na prática - O conceito de neutralização de carbono é fácil de entender: ao usar seu carro para ir ao trabalho, chegar em casa e ascender as luzes, viajar de avião para lazer ou a trabalho, usar computador e celular e outras situações em que se manuseia produtos industrializados, os seres humanos aumentam a quantidade de gás carbônico no ar.

O gás carbônico é o gás referência, pois é o de maior concentração na atmosfera, causando o agravamento do efeito estufa. A melhor maneira de neutralizar ou compensar o que emitimos é, respectivamente, mantendo uma reserva de árvores nativas ou reflorestando, cujas ações se denominam neutralização ou de compensação de carbono.

Sobre o VLT – Os trabalhos para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tiveram início em agosto do ano passado e a entrega está programada para março de 2014. O trajeto possui 22 km, passando pelas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande (Fernando Corrêa da Costa, Coronel Escolástico, Historiador Rubens de Mendonça, Tenente Coronel Duarte - Prainha - e XV de Novembro na Capital e FEB, João Ponce de Arruda, na cidade vizinha).

No trajeto estão previstas obras de artes especiais (trincheiras, viadutos e pontes), além da reestruturação da cobertura do córrego da Prainha. Serão 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração, localizados nas extremidades do trecho, além de duas outras grandes estações, situados no Morro da Luz e no Porto.

Em Várzea Grande as obras iniciadas são a Trincheira do Zero Km, viaduto do aeroporto, terminal de Várzea Grande, Centro de Controle e Operações (CCO) e Centro de Manutenção (CM), além da via permanente na avenida João Ponce de Arruda. Na Capital as obras que estão em andamento são os viadutos da UFMT, Sefaz e MT-040, além da via permanente na avenida Coronel Escolástico. Nas próximas semanas terão início as atividades para reestruturação da avenida Prainha e para implantação da via permanente na XV de Novembro.

Ao todo serão 40 veículos com sete módulos cada, com capacidade para transportar até 400 pessoas (por veículo). Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro; redução da emissão de gases poluentes (pois é elétrico, com subestações próprias) e de ruídos; além de integrar o aeroporto à rede hoteleira e ao centro histórico de Cuiabá.

Sobre a empresa ECO2 Neutralização - Empresa especializada em Inventários e Neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs), comercialização de estoque e créditos de carbono, gestão corporativa de carbono e projetos sustentáveis REDD+. Foi criada em 2012 e busca garantir a qualidade de vida das futuras gerações através da promoção de um meio ambiente equilibrado. Conta com um selo de identificação próprio, o Pegada Limpa, que identifica e posteriormente requisita a certificação dos GEEs.

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