Página inicial > SEMA > Notícias > Seminário vai discutir ações para preservação do Pantanal
Publicado: Terça, 09 de Abril de 2013, 22h19 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h04 | Acessos: 849 | Categoria: Notícias

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participam nesta quarta e quinta-feira (10 e 11.04), na Universidade Estadual de Mato Grosso, em Cáceres, do Seminário em defesa das cabeceiras do Pantanal.

No evento, representantes dos governos municipais e estadual, pesquisadores, organizações da sociedade civil e usuários de recursos hídricos dos setores da agropecuária, energia e indústria irão discutir ações de apoio à criação de um pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal por meio da implementação de políticas públicas positivas e integradoras, que garantam a harmonia social, econômica e ambiental neste importante patrimônio natural.

Na programação do encontro estão previstas a apresentação de estudos técnicos e diagnósticos ambientais realizados na região, além de projetos e programas voltados para a redução de impactos, gestão de recursos hídricos e recuperação de nascentes e, apresentações de experiências de mobilização locais e de outros estados, a exemplo dos comitês de bacias hidrográficas e do trabalho de recuperação de áreas degradadas no município de Reserva do Cabaçal (MT). A programação inclui ainda trabalhos em grupo para o planejamento das ações e intervenções visando à construção do pacto.

Durante o seminário, o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Noquelli falará sobre as atividades desenvolvidas pela Sema na Bacia do Alto Paraguai. Acompanham o superintendente a gerente de Fomento e Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas, Leonice de Souza Lotufo e o analista ambiental da Superintendência de Biodiversidade, Marcos Ferramosca, também participam do evento.

Outras informações podem ser obtidas no portal do WWF Brasil, www.wwf.org.br

Seminário em defesa das cabeceiras do Pantanal

Data: 10 e 11 de abril

Local:  Auditório da Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres

08:30 horas

MANHÃ

Abertura

Apresentações sobre a situação da Bacia

- Atividades desenvolvidas pela SEMA (MT) na Bacia do Alto Paragua - Pantanal -| Luiz Henrique Noquelli - SEMA MT

- Análise de risco Ecológico - Glauco Kimura de Freitas - WWF-Brasil

- PCHs: Impactos e mitigantes para o meio ambiente e as comunidades - Maurik Jehee – RBO Energia

- A Pecuária na região - Representante do segmento

TARDE

13h30 horas

Apresentações Instrumentos:

- Abordagem Ecorregional como instrumento na gestão de Recursos Hídricos - Cláudia Callil – professora da UFMT

– O Cadastro Ambiental Rural como instrumento para conservação e garantia do empreendedor - The Nature Conservancy (TNC)

Apresentação de projetos e programas:

- O Programa Produtor de Água | Devanir Garcia dos Santos – representante da Agência Nacional de Águas

- O programa Aliança EcoÁgua Pantanal e sua contribuição para o Pacto em defesa das cabeceiras do Pantanal | Representante do Centro de Pesquisa do Pantanal

- Restauração ecológica das nascentes do Assentamento Laranjeiras I e mobilização social para conservação das águas do Pantanal (Projeto Laranjeiras, CELBE/Unemat) | Solange Ikeda (UNEMAT Cáceres).

- Debates

11 de abril

MANHÃ

Apresentação de Experiências Locais de Mobilização

- A Bacia do Sepotuba e a atuação do Comitê de Bacia - Representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba

- A experiência de Consórcio das Nascentes do Pantanal na implementação do Saneamento Ambiental e outras políticas públicas - Representante do Consórcio das Nascentes do Pantanal

Apresentação de Experiências de Outros Estados

- A experiência do Pacto das Águas do Estado de São Paulo | João Francisco Bertoncello Danieletto – Engenheiro Agrônomo, ex-prefeito de Bocaina (SP), cidade onde foi lançado o Pacto das Águas do Estado de São Paulo

- Pacto das Águas do Estado do Ceará | Francisco Carlos Bezerra e Silva (Cacá) – Coordenador Técnico do Pacto das Águas do Ceará

Início da Oficina: levantamento do que será necessário para a firmação de um pacto na região

TARDE

Trabalho em grupos: A partir das informações recebidas e das necessidades, algumas questões podem ser trabalhadas no grupo, pensando na construção do Pacto:

- O que precisamos para construir o pacto?

- Como devemos construir o pacto?

- Quais são os atores importantes para a construção do Pacto?

- Para que construir o Pacto?

- Planejamento dos resultados

- Encaminhamentos