Página inicial > SEMA > Notícias > Caravana vai tirar dúvidas do setor madeireiro
Publicado: Terça, 09 de Abril de 2013, 21h47 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h04 | Acessos: 626 | Categoria: Notícias
Arquivomadeira
Técnicos da Sema participam da Caravana da Inovação

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participam a partir desta semana, da Caravana da Inovação (CI) 2013. Esta é a segunda edição da iniciativa que em 2012 percorreu vários municípios com a Caravana da Sustentabilidade.

O objetivo é dar oportunidade aos empresários de 400 indústrias do setor de base florestal da região noroeste de Mato Grosso para esclarecer dúvidas e buscar informações relacionadas à atividade. A Caravana prossegue até 12 de abril nos municípios , Cotriguaçu, Juruena, Colniza e Juína. A primeira reunião foi marcada para Brasnorte, nesta quarta-feira (09/04).

O secretário adjunto de Bases Florestais da Sema, Sildemar Ziezkowski explicou que nesta primeira etapa da Caravana, os técnicos das Unidades Regionais de Juína e Aripuanã estarão acompanhando as ações. “Através da Superintendência de Gestão Florestal, que dá suporte aos empresários para que eles possam exercer suas atividades, estaremos recebendo as demandas e buscando as soluções para essas questões. Não temos dúvida nenhuma que temos que dar vazão às demandas do setor, e enquanto Governo do Estado, estamos trabalhando nesse sentido”, disse ele.

De acordo com o superintendente de Gestão do Cipem, Ramiro Azambuja,  além de levar informações aos empresários, será feita uma prestação de contas da última Caravana, de Sustentabilidade. No ano passado, foram identificados 16 pontos que interferiam na atuação do setor, como o acúmulo de projetos de manejo retidos na Sema.

“Conseguimos desafogar esse volume de projetos. Outro pleito do setor atendido foi o reajuste do teto do Simples Nacional para 2,4 milhões na esfera estadual”. O foco da iniciativa é a indústria e por meio da Caravana são levadas orientações, inovações e alternativas de fortalecimento do setor, como os Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Entre as reivindicações dos empresários do setor de base florestal da região noroeste do Estado estão melhorias nas estradas, investimento na formação de mão-de-obra especializada, revisão na carga tributária incidente sobre o setor, aumento nas linhas de crédito específicas e maior agilidade na liberação dos projetos de manejo. Na região, a indústria madeireira gera cerca de quatro mil empregos diretos.

Confira a programação da Caravana da Inovação:

09/04 – Brasnorte – 17h – Reunião no Auditório da Câmara Municipal

10/04 – Juruena – 10h – Reunião na Escola Dom Aquino Correia