Página inicial > SEMA > Notícias > REDD é tema de curso avançado na Sema
Publicado: Segunda, 18 de Março de 2013, 22h08 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h05 | Acessos: 720 | Categoria: Notícias
Assessoria/Sema-MTCURSO_REDD_4.JPG_EDITADA
Curso sobre REDD+ é aberto pelo secretário de Meio Ambiente, José Lacerda

O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda abriu nesta segunda-feira (18.03) o curso avançado Instrumentos Técnicos para REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) - Rumo à implementação do Sistema Estadual.

Participaram do curso servidores da Sema - envolvidos na implementação do REDD + no Estado -, e membros do grupo de trabalho (GT), de REDD+ do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas.

Segundo o coordenador de Mudanças Climáticas da Sema, Mauricio Philipp, “a ideia ao realizar eventos técnicos como este é preparar, de forma adequada, o corpo técnico do órgão para o processo de construção dos instrumentos requeridos para a implantação e operacionalização do REDD+, com eficiência e transparência”.

Ao abrir o evento o secretário reiterou o compromisso do governo do estado, por meio da Sema, de construir estratégias eficazes para a redução do desmatamento ilegal, com a valorização dos ativos florestais e dos serviços ecossistêmicos decorrentes da conservação florestal.

José Lacerda lembrou a aprovação da Lei 9.878, sancionada na íntegra pelo governador Silval Barbosa no início do ano – somente Mato Grosso e Acre possuem Leis de Mudanças Climáticas -, após um processo de construção no âmbito do Fórum Matogrossense de Mudanças Climáticas. “Estamos vivendo um novo desafio em razão das salvaguardas e complexidade dos requerimentos técnicos e metodológicos exigidos pelo REDD+, mas estamos criando as condições favoráveis para atrair os investimentos necessários, para que Mato Grosso possa, a partir da redução consistente do desmatamento, continuar a produzir benefícios climáticos ao mesmo tempo em que produz benefícios sociais e econômicos para as comunidades locais”.

Participam do curso 13 servidores do Sema além dos integrantes do GT do REDD+, totalizando 25 inscritos. O curso está sendo realizado no Auditório Pantanal.

PROGRAMAÇÃO – O secretário executivo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Mariano Cenamo abriu o curso falando sobre a situação e perspectiva em relação a implementação do REDD+ no Brasil, e as Metodologias de Verified Carbon Standard (VCS) para a construção de projetos de REDD+.

Nesta terça-feira (19.03), no período da manhã, o diretor e fundador da Carbon Decisions International (CD), Alvaro Vallejo, falará sobre a Metodologia para Abordagem Jurisdicional e no período da tarde, Mariano Cenamo (Idesam) coordenará estudo de caso sobre o projeto de REDD+ Suruí. Logo após, a chefe do Departamento de Regulação do Instituto de Mudanças Climáticas do Governo do Acre (IMC), Mônica Julissa de Los Rios De Leal falará sobre o tema Metodologia de Linha de base e Vazmento do Estado do Acre.

Na quarta-feira (20.03), o pesquisador sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Carlos Souza Jr., falará sobre o Monitoramento de Emissões.

O curso avançado está sendo realizado por meio de uma parceria entre a Sema e o Instituto Centro de Vida (IVC).