Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Produtor que recuperar a qualidade da água será premiado
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 14 de Março de 2013, 21h28 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h05 | Acessos: 588 | Categoria: Notícias
Divulgação/Marcelo RochaSALTO_MACIEL_EM_TANGAR_DA_SERRA.jpg_EDITADA
Em Tangará da Serra projeto visa preservar recursos hídricos

O superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Noqueli participa nesta quinta e sexta-feira (14 e 15.03), em Tangará da Serra, da apresentação de um projeto que ajuda a manter ou melhorar a qualidade da água.

O evento é organizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Sepotuba (CBH Sepotuba), em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente e Fundação Grupo Boticário.

O município de Tangará da Serra está localizado a 239 quilômetros de Cuiabá, na região Médio-Norte do Estado, exatamente na divisa entre os rios Paraguai e Juruena, dois dos mais importantes da região pelas suas belezas naturais e alta piscosidade. Mas, apesar da exuberância dos leitos e cachoeiras, as nascentes destes rios, na maioria das vezes dentro de propriedades rurais, estão degradadas e desprotegidas.

O projeto Oásis, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário em parceria com o Programa Produtor de Água da Agência Nacional das Águas (ANA) e secretaria municipal do Meio Ambiente, oferece uma alternativa para evitar, ou pelo menos amenizar, o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente, em especial no entorno dos córregos e rios. O projeto vai premia financeiramente proprietários da zona rural que ajudam a manter ou melhorar a qualidade da água dos riachos de suas propriedades.

A programação teve inicio na manhã desta quinta-feira (14.03), no auditório da Associação Comercial e Empresarial com a apresentação da iniciativa pela oceanógrafa, Mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carolina Ximenes de Macedo e do superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Noqueli,  que falou sobre a estruturação do Sistema Estadual de Recursos Hídricos em Mato Grosso.

Para Noqueli, a iniciativa, na modalidade de pagamento por serviços ambientais, contribui para a conservação dos recursos hídricos e de remanescentes florestais, influenciando diretamente na qualidade da água. “A iniciativa auxília no combate ao desmatamento e mostra a importância da parceria na preservação do meio ambiente”, destacou.

Também participa das discussões a gerente de Fomento e Apoio a Comitê de Bacia Hidrográfica da Superintendência de Recursos Hídricos (SURH) da Sema, e diretora regional Centro Oeste da Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob), Leonice Lotufo.

 

(Com informações Assessoria – Secretaria Meio Ambiente/Tangará da Serra)

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838