Uma parceria ambiental pode se concretizar entre a Mato Grosso e a Bolívia ainda em 2013. O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, se reuniu em Brasília, na última semana, com o embaixador da Bolívia no Brasil, Jerjes Justiniano Talavera, para discutir questões ambientais e outros assuntos relacionados à fronteira entre os dois países.
“Estamos fazendo os primeiros contatos visando uma parceria na área ambiental”, explicou o secretário ao destacar que “a pauta (ambiental) deve integrar uma agenda de discussão binacional a ser tratada também junto ao Itamaraty”.
Com 780 quilômetros de fronteira entre Bolívia e Mato Grosso a região abriga partes do Pantanal e dos biomas Cerrado e Amazônia. Do lado boliviano, por exemplo, está o Parque Nacional Noel Kempff Mercado com cerca de 1.600.000 hectares de área, no nordeste da Bolívia, uma das unidades de conservação mais importante daquele país, fazendo divisa, no lado brasileiro, com o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (158.620,85 hectares), localizado na região de Vila Bela da Santíssima Trindade.
Ainda em Brasília, o secretário participou de reunião com o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral; o presidente do Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Volney Zanardi e técnicos dos dois órgãos. Na pauta foram discutidos encaminhamentos para diversos interesses do Estado como a regularização ambiental dos assentamentos rurais de responsabilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) localizados em Mato Grosso; o Cadastro Ambiental Rural Federal e a regulamentação do Código Ambiental, entre outros.
INTERESSE EM MT
Durante reunião no Itamaraty, o secretário do Meio Ambiente foi informado pelo embaixador João Luís de Pereira Pinto, chefe da Divisão da América Meridional II, acompanhado do primeiro secretário Eloi Ritter Filho e Gregory Beshara, do interesse do órgão diplomático na criação do Comitê Binacional. O embaixador deve marcar com o governador Silval Barbosa e o vice-governador Chico Daltro uma reunião para discutir o assunto, no próximo mês de abril.
“A importância desses contatos está no fato de que a política diplomática entre Brasil e Bolívia está sendo vista pelo governador Silval Barbosa sob a ótica do desenvolvimento regional”, destacou o secretário José Lacerda.