O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, participa sexta-feira (01.02), em Palmas, no Tocantins, do Seminário de Desenvolvimento Sustentável para Cooperação Amazônia Legal-Espanha.
O evento contará com as presenças dos representantes do Governo Federal, secretários da Agricultura e Pecuária, e de Meio Ambiente dos estados amazônicos e representantes do governo e iniciativa privada da Espanha.
O evento é organizado pelo Governo do Tocantins e tem como objetivo, possibilitar aos espanhóis conhecer as oportunidades de negócios na região. Os espanhóis se mostraram interessados em investir em áreas como Agricultura e Meio Ambiente, através de projetos de irrigação e rastreabilidade ambiental. “Vamos levar o potencial e o patrimônio ambiental de Mato Grosso, representados pelos 60% do ativo florestal intactos do Estado”, disse José Lacerda ao comentar que durante o evento manterá contato com os secretários de Estado da Amazônia Legal e autoridades espanholas.
“Nosso ativo florestal é um patrimônio extraordinário para a geração de emprego e renda, para manter o equilíbrio social e gerar qualidade de vida à sociedade atual e futura”, completou o secretário.
A comitiva do governo espanhol, já confirmada, será composta pelo ministro da Agricultura, Alimentavión y Médio Ambiente (Agrama), Miguel Arias Cañete; o presidente da empresa de Transformación Agrária S.A. (Tragsa), Miguel Gimenez de Córdoba; o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Câmara Hermoso, e Conselheiro de Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho da Embaixada da Espanha no Brasil, José Maria Nieves-Gomes.
PROGRAMAÇÃO
O Seminário será aberto na manhã de sexta-feira com um encontro entre as autoridades públicas brasileiras e espanholas. Logo depois representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento falarão sobre as políticas publicas do Brasil. As autoridades espanholas falam em seguida.
No período da tarde, será a vez dos secretários de Meio Ambiente e de Agricultura dos estados da Amazônia Legal - Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas e Roraima. No final da tarde, está programada uma rodada de negócios entre empresários espanhóis e tocantinenses.