O governo do Estado começa a planejar mais um grande evento esportivo. Os secretários de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho e de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, se reuniram nesta terça-feira (11.12), na sede da Sema, para discutir a realização dos Jogos dos Povos Indígenas, em agosto de 2013 em Cuiabá.
Após o sucesso dos Jogos Escolares, os Jogos dos Povos Indígenas será o maior dos eventos esportivos a serem realizados na capital mato-grossense no ano que vem.
De acordo com o secretário Vicente Falcão, além da parte esportiva, “a questão ambiental, a exemplo do que aconteceu com os jogos escolares, terá grande destaque durante o evento”. A ideia é realizar ações ligadas a educação ambiental, resíduos sólidos entre outras ações que envolva o meio ambiente.
José Guaresqui explicou que o evento deve reunir em Cuiabá cerca de 2000 mil índios de diversas etnias de todo o Brasil, e ainda uma delegação internacional.
Organizado pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas tem por proposta a celebração e a integração das diferentes tribos, com o resgate das culturas tradicionais.
Os Jogos Indígenas são realizados desde outubro de 1996, sob o patrocínio do Ministério do Esporte, por meio das secretarias de esporte, prefeituras e governos estaduais que acolhem o evento. Os jogos contam com o apoio da Funai, responsável pela mobilização dos participantes.
A participação nos jogos tem entre os critérios, a força cultural das etnias, considerando tradições como a língua, a dança, os rituais, os cantos, as pinturas corporais, o artesanato e os esportes tradicionais.
A cada edição do evento, são disputadas várias modalidades entre elas o arco e flexa, cabo de guerra, canoagem, corrida com tora e o xikunahity (conhecido também como futebol de cabeça), além de atletismo e o futebol.