Página inicial > SEMA > Notícias > Programa de sustentabilidade das Olimpíadas Escolares recolhe mais de 900 kg de material reciclável
Publicado: Sexta, 07 de Dezembro de 2012, 18h20 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h10 | Acessos: 455 | Categoria: Notícias
Marcos Vergueiro - Secom/MTcentro_de_convivencia_centro_de_eventos_Marcos_Vergueiro.jpg_editada
Centro de Eventos do Pantanal abriga o Centro de Convivência do jogos escolares

O desenvolvimento sustentável é um objetivo global, uma preocupação da sociedade em geral. Nas Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, para atletas de 15 a 17 anos, o Comitê Organizador se aliou a uma empresa particular e, em parceria com a prefeitura da capital mato-grossense, escolheu uma cooperativa para realizar a coleta e receber o material reciclável do Centro de Eventos do Pantanal.

No local estão localizadas a base do Comitê e o restaurante da competição, que envolve cerca de 5 mil pessoas.

“Desde a criação das Olimpíadas Escolares, o COB já realizava ações ambientais. Agora essas iniciativas estão mais estruturadas, com metas a serem cumpridas. Uma empresa nos dá suporte, consultoria e conhecimento. Nos ajuda no processo de compras de material, funcionários do centro de eventos foram treinados para realizar a separação correta dos resíduos e orientar os atletas.”, disse André Mattos, responsável pela gerência de esportes e serviços das Olimpíadas Escolares. “A oportunidade de trabalho e renda para os catadores também deve ser levada em conta”, completa.

No Centro de Eventos do Pantanal, os materiais recicláveis são coletados todos os dias pela manhã e encaminhados à cooperativa para a triagem. Desde o início do evento e até a noite da última quarta-feira, dia 5, já foram encaminhados 917,2 kg de material reciclável para a cooperativa. Até o fim do evento, a previsão é de mais de uma tonelada de resíduos seja coletado.

Desse número, 280,2 kg são de alumínio, das latinhas de alumínio; 181,6 kg de pet misto, das garrafas de suco; 7 kg de pet óleo, garrafas de óleo; 43,4 kg de pet cristal, garrafas de pet de refrigerante 2L; 1,8 kg de verde, garrafa de pet de refrigerante 2L; 7,8 kg de copos brancos descartáveis; 162,2 kg papelão; 167,6 kg plástico filme, que são os plásticos de arroz, feijão, por exemplo; 53,2 kg de embalagens longa vida e 12,4 kg de sucata, das latas de ervilha, milho por exemplo.

O dia de maior pico de consumo de resíduos foi de 74,4 kg de latinhas de alumínio no domingo, dia 2 de dezembro. Neste dia, 2.400 pessoas almoçaram e 1.600 jantaram no Centro de Convivência das Olimpíadas Escolares. Reduzir o impacto gerado por cada pessoa é o maior objetivo do programa. Segundo cálculos da empresa contratada, cada envolvido na competição gera 500 gramas de resíduo por dia.

O Programa de Sustentabilidade apoia-se em três pilares: o econômico, o social e o ambiental. No início da competição, em novembro, Embaixadores das Olimpíadas Escolares e autoridades, plantaram diversas mudas de três árvores nativas mato-grossenses.

As ações de sustentabilidade das Olimpíadas Escolares não param por aí. O COB realiza diversas ações de envolvimento dos atletas através do Quiz Sustentável e o Cálculo da pegada Ecológica. Além de realizar um levantamento dos impactos totais do evento, em relação ao gasto de energia, água, gás, transportes e geração de resíduos nos hotéis e instalações esportivas.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio do Governo do Estado de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Cuiabá.