Página inicial > SEMA > Notícias > Secretário de Meio Ambiente recebe relatório com propostas para o setor
Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2012, 20h05 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h10 | Acessos: 564 | Categoria: Notícias
II_Seminrio_de_Monitoramento_Base_Florestal_edson_rodrigues_2.jpg_EDITADA

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho recebeu durante reunião com representantes do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e do Instituto Centro de Vida (ICV), o Relatório do II Seminário sobre o Sistema de Controle e Monitoramento Florestal de Mato Grosso: Avaliação dos Avanços e Novos Desafios.

A reunião aconteceu na manhã da última quarta-feira (05.12), na sede do órgão ambiental.

O relatório é o resultado das discussões promovidas durante o II Seminário de Monitoramento e Controle Florestal de Mato Grosso, realizado no mês de agosto, em Cuiabá pelo ICV, Sema e Cipem com apoio da Fiemt e Climate Works Fundation. No encontro foram levantados os problemas, as fragilidades e os desafios da gestão florestal. Em setembro, representantes do setor, técnicos da Sema e Ibama e da organização não governamental elaboraram o relatório que traz além do diagnóstico do setor, propostas de soluções e encaminhamentos direcionados aos governos federal, por meio do Ibama; estadual por meio da Sema e demais setores.

Vicente Falcão explicou que o trabalho visa dar transparência as ações e estabelecer uma agenda de compromissos que assegurem a eficácia do monitoramento e controle da atividade florestal em Mato Grosso. “A partir dessa discussão queremos viabilizar os avanços necessários ao setor, a desburocratização dos procedimentos e dar maior agilidade ao órgão ambiental”, explicou o secretário lembrando que essa é mais uma etapa do amplo trabalho de reestruturação pelo qual o órgão vem passando.

Entre as propostas apontadas no relatório estão o desenvolvimento de versões aprimoradas do sistema Documento de Origem Florestal (DOF 2.0), por parte do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e do Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0, quem se encontra em fase de elaboração), da Sema; maior transparência das informações disponibilizadas ao público por esses sistemas; maior coordenação na fiscalização da exploração florestal entre o Ibama e Sema; implantação de uma sala de monitoramento para acompanhamento da exploração florestal por sensoriamento remoto e fortalecimento do monitoramento em campo dos planos de manejo entre outras.

“As entidades que participaram da construção deste relatório estão de parabéns, a união da sociedade civil é importante para o progresso do estado e no aperfeiçoamento dos trabalhos”, disse o secretário.

Para o diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite, essa etapa foi cumprida. “Elaboramos o relatório que especifica os problemas enfrentados pelo setor florestal e a solução para que possamos trabalhar com segurança e tranquilidade. Ganha o setor e ganha toda a sociedade com avanços na proteção ambiental. Esperamos agora a implantação urgente dessas reivindicações por parte do governo estadual e federal”, explicou o diretor.

Participaram da reunião a secretária adjunta de Mudanças Climáticas da Sema, Suely Bertoldi e técnicos da Sema.

Ainda este mês o secretário de Meio Ambiente e os representantes do Cipem e ICV estarão discutindo o relatório junto ao Ibama e Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

(Com Assessorias do Cipem e ICV)