A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo lançou na tarde desta quarta-feira (28.11), na sede da Secopa, em Cuiabá, o Programa Seleção Sempre Verde, que tem o objetivo de integrar diversas atividades de incentivo a mudanças de hábitos.
A iniciativa é uma parceria entre a Secopa e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), que desde 2004 desenvolve projetos de educação ambiental, coleta seletiva, oficina de reciclagem, mobilização ambiental e campanha para evitar desperdícios. Denominado “AmbientAÇÃO”, o programa da AL/MT envolve os servidores do poder Legislativo Estadual em ações que visam reduzir, reutilizar e reciclar dentro do próprio órgão, que conta como uma oficina de reciclagem.
O Programa Seleção Sempre Verde desenvolverá vários projetos de sustentabilidade e o primeiro a ser implantado é o Recicopa, no qual os servidores da Secopa poderão contribuir para redução dos impactos ambientais de suas próprias atividades por meio da coleta de lixo.
Os servidores receberam as orientações na tarde desta quarta-feira e já começaram a colocar em prática o Recicopa. “Estamos incentivando os servidores a organizar os resíduos que podem ser reciclados, além de trabalhar a educação ambiental com foco na coleta seletiva”, disse o secretário adjunto de Projetos Especiais da Secopa, Darci Lovato, que é o gerente do Programa Seleção Sempre Verde.
O superintendente de Planejamento Estratégico da AL/MT, Abilio Camilo Fernandes Neto, destacou durante o lançamento do programa que “com o empenho de todos os servidores, a Secopa de Mato Grosso será referência nacional em sustentabilidade”. Com a experiência desenvolvida pelo Legislativo, ele auxiliará a Secopa na implementação de todos os projetos.
“Os principais benefícios do programa são a melhor qualidade de vida, a preservação da natureza, redução dos desperdícios e diminuição dos impactos ambientais de nossas atividades”, ressaltou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.
Participaram também do evento os secretários adjuntos Arcleidy Dias Pereira (Executivo) e Marcelo de Oliveira (Infraestrutura).
A sustentabilidade já é uma marca da Copa do Mundo de 2014, especialmente na Arena Pantanal, que foi considerada por um estudo da consultoria Personal CO2 Zero como o estádio mais sustentável do Mundial.
O canteiro de obras do estádio já aplica uma série de práticas construtivas sustentáveis e um trabalho de educação ambiental também é desenvolvido no ambiente de trabalho, como implantação de coleta seletiva.