Uma das metas de Mato Grosso nas Olimpíadas Escolares 2012 é reciclar e dar a destinação adequada para todo o lixo produzido pelos atletas no Centro de Convivência, localizado em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. O projeto,liderado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), é o primeiro passo para que o Estado realize com sucesso projetos sustentáveis em grandes eventos esportivos.
Para que o projeto tenha sucesso foi realizado um treinamento para que as cozinheiras aprendam fazer a correta separação do lixo. A ação é apoiada pelo Grupo de Apoio ao Estudo e Pesquisa Ambiental (Gaepac), responsável pela organização da logística do projeto de reciclagem. Segundo o coordenador do Gaepac,Tony Schuring, diariamente o lixo produzido no centro de convivência é pesado, separado e levado por uma cooperativa de catadores de lixos da capital.
Projeto é apoiado por acadêmicos de engenharia ambiental de duas universidade da Capital. “Esta edição das Olimpíadas Escolares está sendo um experimento para que possamos nos capacitar parar lidar com a produção de resíduos em grandes eventos. Vamos estudar para otimizar,compreender e nos preparar para dar a correta destinação dos resíduos sólidos”, explicou Tony.
Durante as Olimpíadas diversas atividades ligadas a temática ambiental serão realizadas com os atletas-estudantes. Segundo a superintendente de educação ambiental da Sema, Vânia Marcia Montalvão, diversos jogos interativos abordando conhecimentos sobre preservação do meio ambiente serão realizados.
“Também vamos aplicar um questionário em forma de jogo interativo para saber dos participantes como foi o consumo deles, inclusive na parte do transporte. No final teremos os dados aproximados e o que isso representa em árvores que devem ser plantadas. É o que chamamos de pegada ecológica”, explicou a gerente.