Página inicial > SEMA > Notícias > Parque Municipal Tia Nair ganha mudas de árvores típicas do Cerrado
Publicado: Terça, 27 de Novembro de 2012, 14h11 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h11 | Acessos: 673 | Categoria: Notícias
Marcos Vergueiro/Secom-MTPLANTIO_MUDAS_TIA_NA.jpg_MARCOS_VERGUEIRO_EDITADA
Área verde ganha mudas nativas de ipê, pata de vaca e pateiro

Mudas de Ipê, Pata de Vaca e Pateiro, espécies típicas do Bioma Cerrado, foram plantadas na manhã desta terça-feira (27.11), na área verde Parque Tia Nair, em Cuiabá.

Os 14 observadores internacionais, seis embaixadores olímpicos e autoridades fizeram o plantio das 50 mudas que irão neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa produzidos pelos participantes da maior edição das Olimpíadas Escolares já realizadas no país desde 2005. A iniciativa faz parte de várias ações que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) esta desenvolvendo durante o evento.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho destacou a importância de unir o esporte às ações ambientais e disse que todas as mudas plantadas durante o evento serão georeferenciadas para terem seu desenvolvimento acompanhado.

“Esta ação inaugura uma fase importante da gestão ambiental, a preocupação com a neutralização das emissões e a educação ambiental. Todo evento pode receber iniciativas como esta, que vão melhorar a qualidade de vida da nossa população, melhorando a questão ambiental”, disse ele.

O prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo disse que a iniciativa “é um exemplo e prova que podemos ter um planeta mais saudável e muito melhor ambientalmente”.

Durante toda a realização das Olimpíadas Escolares 2012 os participantes – atletas, organizadores e observadores -, responderão um questionário, na forma de um jogo interativo, que servirá para quantificar de forma aproximada, as emissões de carbono. Ao final do evento os dados obtidos representarão o número de árvores que devem ser plantadas. É a pegada ecológica do evento.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes César explicou que a ação, entre outras, faz com que o evento seja sustentável, além de ser uma ação de educação ambiental. A Sema, durante as Olimpíadas Escolares 2012, em parceria com uma organização não governamental e catadores de recicláveis, está fazendo o gerenciamento dos resíduos. “A ideia é de que as atividades que produzem resíduos e que impactam o meio ambiente e consequentemente nossa saúde e o nosso modo de vida, precisam ter essa contrapartida”, afirmou.

Alison Cerutti, atleta do vôlei de praia e Angélica Kvieczunsky, da ginástica rítmica falaram da importância e de se unir o esporte ao meio ambiente, não só como um ação de educação mas também para que a população tenha uma maior qualidade de vida. “É importante para o dia a dia das pessoas”, destacou Angélica lembrando que este é o momento ideal para conscientização. “Quanto mais cedo se aprende melhor”.

O observador internacional Marcelo Manuel Majane, de Moçambique, contou que em seu país, também existem iniciativas semelhantes. “Cada criança deve ter uma árvore e cada líder, uma floresta”, explicou ele.  “Cada escola deve ter o mesmo número de árvores que alunos e, a cada novo aluno que ingressa é plantada uma nova árvore”, revelou Marcelo.

Também participaram do plantio os atletas Sara Menezes, do judô; Diogo Silva, do taekendo; Hugo Oyama, do tênis de mesa; Ana Satila da canoagem (atleta matogrossense).

A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Prefeitura de Cuiabá e Comitê Organizador. A área verde Parque Municipal Tia Nair, fica localizada em frente ao Residencial Alphaville, entre o Jardim Itália e os bairros Renascer e Santa Inês.