Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Pegada ecológica das Olimpíadas é neutralizada com plantio de espécies nativas
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2012, 18h48 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h11 | Acessos: 532 | Categoria: Notícias
PLANTIO_DE_MUDAS.jpg_EDITADA

Cerca de 50 mudas de ipês serão plantadas nesta terça-feira (27.11), no Parque Tia Nair, em Cuiabá, a fim de neutralizar a emissão de carbono gerada pela realização das Olimpíadas Escolares 2012. A iniciativa faz parte de uma serie de ações de educação ambiental que estão sendo desenvolvidas durante os 20 dias do evento que reúne aproximadamente seis mil pessoas, entre atletas, treinadores, árbitros, oficiais, voluntários, médicos e Comitê Organizador.

 

A superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Vânia Márcia Montalvão Guedes, explicou que este deverá ser o primeiro plantio. “Durante o evento, os participantes poderão responder a um questionário que ao final irá ajudar a determinar o impacto total causado pela realização do evento e quantas mudas deverão ser plantadas para neutralizar esses impactos”.

Para auxiliar no cálculo da pegada ecológica do evento e de cada um dos atletas e participantes – ou seja as marcas ou rastros deixados durante o evento -, um jogo interativo também está disponível no Centro de Convivência, no Centro de Eventos do Pantanal.

“Além dessas iniciativas, estaremos fazendo também todo o gerenciamento do resíduo produzido no Centro de Eventos do Pantanal”, destacou Vânia Márcia. Todo o resíduo, molhado e seco, será recolhido, pesado e levado a destinação final correta. Esse trabalho está sendo feito por meio de uma parceria entre a Sema, uma organização não-governamental, catadores de materiais recicláveis e estagiários da Universidade de Várzea Grande (Univag) e Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Icec).

Durante as Olimpíadas Escolares a arte sustentável também estará presente. A artística plástica Betânia Figueiredo irá produzir três telas utilizando materiais reciclados.

A ações de educação ambiental estão sendo desenvolvidas pela Superintendencia de Educação Ambiental da Sema, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SeeEEL), em parceria com o Comitê Olímpico.

PEGADA ECOLÓGICA - A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.

Ou seja, a Pegada Ecológica mede os impactos da ação humana sobre a natureza, analisando a quantidade de área bioprodutiva necessária para suprir a demanda das pessoas por recursos naturais e para a absorção do carbono. Também podem ser calculadas a Pegada de Carbono (que mede os impactos da humanidade sobre a biosfera, quantificando os efeitos da utilização de recursos sobre o clima), e a Pegada Hídrica (que quantifica os impactos que as atividades humanas causam na hidrosfera).

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838