A secretaria adjunta de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), Suely de Fátima Menegon Bertoldi, representando o secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, no lançamento da campanha Mato Grosso sem Fumaça, nesta terça-feira (16.10), no estacionamento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), destacou a importância do trabalho em parceria, que vem sendo realizado desde 2010, e que culminou este ano, com a campanha.
“Nossa ideia é levar o projeto para outros municípios, num trabalho de conscientização de toda a sociedade e em especial das crianças, lembrando que a questão ambiental não é um problema só da Sema mas sim de todas as instituições e de cada um de nós”, destacou ela.
A estrutura - um pulmão inflável – com duas salas e um auditório com capacidade para 60 pessoas, além de uma mesa interativa, os visitantes poderão assistir a palestras, vídeos e ainda percorrer salas temáticas e receber material informativo sobre temas ambientais. Na área externa ao pulmão, o Corpo de Bombeiros Militar montou uma exposição com equipamentos utilizados no combate às queimadas e incêndios florestais.
Quem visitar o pulmão inflável poderá ainda realizar testes respiratórios feitos por técnicos da Sociedade Mato-grossense de Pneumologia (SMP) e obter informações sobre as queimadas, com técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“Nossa intenção é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de reduzirmos a fumaça das queimadas, do cigarro e do fogão à lenha, em beneficio à saúde e ao meio ambiente”, destacou a presidente da Sociedade Matogrossense de Pneumologia, Keyla, idealizadora do projeto.
Participaram do lançamento da campanha a promotora de Justiça de Meio Ambiente, Ana Luíza Peterlini (Ministério Público Estadual); o desembargador do Tribunal de Justiça, José Zuquim Nogueira; o reitor interino da UFMT, Francisco Souto; entre outros.
As visitas são gratuitas e poderam ser feitas das 8h às 11h e das 13h às 17h.