Um pulmão inflável com 220 metros quadrados e capacidade para abrigar cerca de 100 pessoas, será instalado em Cuiabá na próxima semana. A partir da terça-feira (16.10), a população poderá visitar o espaço, que faz parte do projeto Mato Grosso sem Fumaça.
A ação visa informar a população sobre os malefícios causados pela fumaça das queimadas, cigarro e fogão à lenha. Os três temas serão abordados no interior do pulmão inflável, que contará com salas e mini auditório. A estrutura será montada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e ficará aberta ao público até o dia 21 de outubro.
O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público Estadual (MPE) em parceria com o Governo do Estado por meio das Secretarias de Educação (Seduc), Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema), UFMT, Sociedade Mato-grossense de Pneumologia, Tribunal de Justiça e Corpo de Bombeiros.
A promotora de Justiça que atua na Defesa do Meio Ambiente Ana Luíza Ávila Peterlini de Souza, explicou que a estrutura inflável permite a divisão do espaço em três salas com capacidade para 20 pessoas cada uma e um mini auditório com capacidade para 60 pessoas.
Segundo ela, o projeto visa sensibilizar a sociedade sobre os danos causados ao meio ambiente. “Mato Grosso é um Estado que tem crescido muito economicamente, porém, esse crescimento tem sido desordenado, provocando ações descontroladas de desmatamento e queimadas. O uso do fogo é uma prática tradicional, mas, existem técnicas e alternativas que podem e devem ser utilizadas para evitar essa prática”, afirmou.
No interior do 'pulmão', os visitantes receberão informações sobre os temas por meio de painéis interativos, vídeo, exposição de peças anatômicas do corpo humano, fotos, percepções olfativas e auditivas.
A iniciativa conta também com a participação de técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que estarão apresentando as informações relativas ao monitoramento das queimadas e desmatamento detectados no Estado.
Os estudantes receberão material de apoio como fascículos pedagógicos referentes à Educação Ambiental, explicou a superintendente em exercício de Educação Ambiental da Sema, Maricelma Mesquita. “Todas as visitas serão acompanhadas por técnicos e profissionais da educação ambiental, que também estarão distribuindo material informativo sobre temas ambientais”.
Para garantir a inclusão social, cadeirantes poderão circular por todo o espaço e o tour será acompanhado por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Na área externa, o Corpo de Bombeiros apresentará os projetos Brigada do Pantanal e Bombeiros do Futuro. Soldados realizarão simulações de treinamento e exposição de veículo de combate a incêndio e salvamento.
As escolas municipais e estaduais interessadas em visitar o 'Pulmão' poderão fazer o agendamento na Gerência de Educação Ambiental da Seduc, por meio do telefone 3613-6475.
A estrutura será instalada no estacionamento da UFMT, próximo ao Ginásio de Esportes. As visitas poderão ser agendadas das 8h às 11h e das 13h às 17h.
(Com Assessoria/MPE)