A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Fórum Mato-Grossense de Mudanças Climáticas (FMMC), em parceria com o Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam), o Instituto Centro de Vida (ICV) e a Assembleia Legislativa realizam na próxima quinta-feira (23.08), das 9h às 18h, no Auditório Deputado Milton Figueiredo, da AL, o Seminário “REDD+ em Mato Grosso: rumo à implementação”.
O evento tem como objetivo apresentar a proposta de funcionamento do Sistema Estadual de REDD+ em Mato Grosso e discutir os potenciais benefícios climáticos e sociais, custos e fontes de financiamento para a sua implementação.
A ideia, segundo os organizadores é de que o seminário possa subsidiar a tomada de decisão do poder público e mobilizar os setores da sociedade potencialmente interessados, para a implementação do Sistema Estadual de REDD+ no Estado.
Uma das presenças já confirmadas no evento é o diretor do Programa Internacional da Iniciativa para Clima e Florestas do governo da Noruega, Per Fredrik Ilsaas Pharo. Durante o seminário, Pharo irá falar sobre o interesse dos países, inclusive da própria Noruega, em criar mecanismos de pagamento por desempenho, conhecido como pay-for-performance, como incentivo ao REDD – Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal.
Outro tema que será abordado por Pharo será a iniciativa e a experiência do governo da Noruega com o Fundo Amazônia – a Noruega foi a principal doadora do Fundo, com uma contribuição inicial de U$ 1 bilhão - e outras experiências vividas junto a países como a Indonésia, Guiana e Etiópia.
Durante o seminário, o Ipam irá apresentar um estudo preliminar sobre custos e benefícios da implementação do Sistema de REDD+ em Mato Grosso. Nesse estudo também são levantadas questões como a demanda por créditos de REDD+, além de um levantamento onde estão identificadas as principais fontes desses recursos.
Segundo o estudo, os custos de REDD variam muito, de acordo com o tipo de gestão adotada e o tipo de financiamento empregado. O importante é que o sistema seja simples, mas confiável. Outra conclusão do estudo é que Mato Grosso poderia ter um papel de liderança, apresentando para o mundo, uma oferta de reduções de emissões históricas.
Também durante o seminário, serão apresentadas algumas experiências que já estão sendo desenvolvidas na Amazonia Legal como o Projeto SuruÍ: experiência de Redd+ indígena , A experiência jurisdicional do Acre, o Projeto “Assentamentos Sustentáveis” com agricultores familiares na Transamazônica do Pará e o Projeto Florestal Santa Maria , em Mato Grosso.
Confira abaixo a programação completa do seminário.
Programação Seminário “REDD+ em Mato Grosso: rumo à implementação”
Dia 23 de agosto
08:30 – 09:00 – Café da manhã
09:00 – 09:30 - Abertura
09:30 – 10:00 - Palestra de abertura
"Panorama de REDD no mundo e no Brasil" - Paulo Moutinho – diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, (IPAM)
10:00 – 12:00h - Painel 1
REDD+ em Mato Grosso: legislação, custos e benefícios
Minuta de REDD+ de Mato Grosso - Laurent Micol, coordenador executivo do Instituto Centro Vida – (ICV)
Custo/Benefícios, oportunidades e desafios para REDD+ em Mato Grosso - Daniel Nepstad, diretor de pesquisa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)
Regimes de pagamento por desempenho para REDD+ - Per Frederik Ilsaas Pharo, diretor do Programa Internacional de Floresta da Noruega
11:40 – 12:00. Discussão
12:00 – 13:30. Almoço
13:30 – 15:00. Painel 2
Financiamento para REDD+ em Mato Grosso: perspectivas
Fontes de financiamento, Modelos Legais e Institucionais - Ludovino Lopes, advogado especialista em REDD+
Modelos e Oportunidades de Investimentos em REDD - Jason Patrick, diretor - presidente do Permian Global
Financiamento público para REDD+ - Walter Simone, Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro
15:00 – 15:15. Discussão
15:15 – 15:30. Intervalo
15:30 – 18:00. Painel 3
Experiências de REDD+ na Amazônia Legal
Projeto SuruÍ: experiência de Redd+ indígena - Almir Suruí
A experiência jurisdicional do Acre - Eufran Amaral, diretor executivo do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre
Projeto “Assentamentos Sustentáveis” com agricultores familiares na Transamazônica, Pará - Cássio Pereira, IPAM
Projeto Florestal Santa Maria - Rubens Forbes Alves de Lima, Diretor executivo da Florestal Santa Maria e Sandro Marostica, Bunge
Panorama das Ações de REDD no âmbito da Força Tarefa dos Governadores para Clima e Floresta (GCF) - Mariana Pavan, CGF Brasil
18:00 – 18:15. Discussão
18:15 – 18:30. Encerramento
Vicente Falcão de Arruda Filho, Secretario de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema)
Serviço
Seminário “REDD+ em Mato Grosso: rumo à implementação
Data: 23 de agosto
Hora: 9h às 18h
Local: Auditório Deputado Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa
Informações:
Assessoria de Imprensa da Sema (65) 3613 7359
Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Sema (65) 36137276
Instituto de Pesquisa da Amazônia (IPAM) (61) 3468 2206
(Com Assessoria/Ipam)