O presidente do Fórum dos Secretários de Estado de Meio Ambiente da Amazônia Legal, Vicente Falcão de Arruda Filho disse nesta segunda-feira (30.07), durante o workshop Estratégias Conjuntas para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, evento realizado no Auditório Parlamundi, em Brasília (DF), que o controle e combate ao desmatamento ilegal é prioridade para os governos locais.
"Essa é uma pauta de todos e, é importante interiorizar as ações e intenções para combater o desmatamento”.
O evento, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), reuniu representantes dos governos federal e estaduais para discutir ações de combate à degradação da região amazônica. O objetivo, além de discutir iniciativas, foi promover a troca de experiências e ouvir os representantes das administrações estaduais.
De acordo com Vicente Falcão, a iniciativa visa garantir a adoção de estratégias de atuação conjunta entre as diferentes esferas governamentais e promover um nivelamento no âmbito dos Planos Estaduais de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal.
Fizeram parte da pauta do workshop a apresentação dos desafios enfrentados e as perspectivas para o futuro e a discussão de um modelo de governança que tem, como ponto de partida, as demandas de cooperação apresentadas.
A participação dos governadores da região no combate ao desmatamento foi uma das principais alternativas apontadas pelo gerente do Departamento de Coordenação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), Eduardo Mattedi. "Há um fortalecimento crescente do papel dos estados nesse processo", afirmou. "Essa é uma forma de ver concretamente quais são as questões que geram conflitos."
REDUÇÃO
Em implantação desde 2004, o Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) se encontra na revisão da terceira fase e é um dos responsáveis pela redução de 77% do desmatamento observado na região. Para estimular o processo de cooperação, a partir de 2009 o MMA passou a incentivar e apoiar a elaboração de Planos Estaduais de Prevenção e Controle do Desmatamento nos nove estados da Amazônia Legal.
A diminuição do desmatamento foi comemorada pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Volney Zanardi. "Estamos bastante felizes com a redução verificada", explicou. "Temos uma agenda extremamente positiva pela frente".
(Com Ascom/MMA)