Página inicial > SEMA > Notícias > NOTA - ANÁLISE DE QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO VERMELHO-RONDONÓPOLIS
Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2012, 22h10 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h21 | Acessos: 856 | Categoria: Notícias

Segundo Boletim de Análise, em relação à qualidade da água do Rio Vermelho, no município de Rondonópolis (212 quilômetros de Cuiabá, na Região Sul do Estado), no ponto onde houve o lançamento clandestino de efluentes pela Estação de Tratamento de Esgoto Sanear - Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, foram detectadas alterações significativas na qualidade da água devido à incorporação de matéria orgânica, e incremento nas quantidades já elevadas de bactérias do gênero coliforme termotolerante (E. coli) no rio, que continuaram elevadas à jusante (rio abaixo) do ponto de lançamento clandestino.

As análises foram realizadas pela Gerência de Laboratório e Ensaios, da Coordenadoria de Monitoramento da Qualidade Ambiental, da Superintendência de Monitoramento de Indicadores Ambientais da Sema (SMIA), da Sema.

Em razão desse resultado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), não recomenda o uso da água do rio Vermelho para o consumo humano sem tratamento, irrigação de hortaliças e dessedentação de animais, enquanto os níveis de coliformes estiverem elevados.

Os resultados da análise da qualidade da água do rio Vermelho foram encaminhados para a diretoria da Unidade Desconcentrada de Rondonópolis, para a diretoria da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e para o Ministério Público Estadual.

O rio Vermelho possui estações de monitoramento da qualidade da água, sendo a sua qualidade monitorada trimestralmente pela Sema, com resultados disponibilizados à sociedade desde 2006. Os relatórios de monitoramento estão disponíveis no site da Sema (www.sema.mt.gov.br). O monitoramento já vem indicando a degradação da qualidade da água do rio Vermelho, qualidade essa também agravada, no momento, pelo episódio mencionado.

RELEMBRE O CASO

Em maio passado, após o lançamento de efluentes não tratados no rio Vermelho, uma equipe da Fiscalização Ambiental da Sema esteve no município e embargou os dois emissários de efluentes não tratados do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) que foi multada pelo não cumprimento da Legislação Ambiental vigente.

A Sema notificou a Sanear a adotar medidas para que cessasse o lançamento irregular de efluentes não tratados no Rio Vermelho bem como medidas de remedição ambiental dos danos causados.

A empresa foi notificada também a apresentar um Plano de Recuperação Ambiental da área afetada pelos efluentes não tratados, no Rio Vermelho.

Técnicos da Gerencia do Laboratório e Ensaios da Coordenadoria de Monitoramento da Qualidade Ambiental da Sema estiveram no local e coletaram amostras do rio, em quatro (04) pontos – um deles antes do local do derramamento de efluentes não tratados e outros três pontos ao longo do Rio Vermelho, após o local do despejo -, para análise da qualidade da água.