O secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho e a secretária-adjunta de Qualidade Ambiental, Mauren Lazzaretti visitaram três das obras em andamento, em Cuiabá, para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. A vistoria foi realizada na última sexta-feira (29.06) e teve por objetivo acompanhar do ponto de vista ambiental, o andamento das obras.
Foram vistoriadas as obras da Arena Pantanal, da ponte sobre o rio Coxipó e umas das trincheiras da avenida Miguel Sutil, a da avenida Jurumirim-Trabalhadores.
Os técnicos da Gerência de Obras Públicas Prioritárias da Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suimis) da Sema acompanham as obras que estão preparando Mato Grosso para o grande evento esportivo desde as análises das Licenças Previa e de Instalação, incluindo o monitoramento da execução (as obras). Esse trabalho vem sendo desenvolvido junto com a Superintendência de Projetos e Licenciamentos Ambientais da Secopa.
“Nosso técnicos tem acompanhado de perto o andamento das obras com orientações e, o cuidado necessário para dar mais segurança à população como, por exemplo, a questão da poeira e outros cuidados”, explicou o secretário. Rotineiramente um relatório técnico de acompanhamento é feito e encaminhado aos empreendedores, para que eles possam corrigir e se adequar, minimizando os impactos ambientais e para a população.
Na visita, varias iniciativas, implantadas pelas empresas que estão executando as obras, foram avaliadas entre elas o cuidado com a poeira no canteiro de obras da Arena Pantanal, e a poda de árvores na construção da ponte sobre o rio Coxipó, garantindo o menor impacto ambiental e social à população.
“A ideia da Secretaria é efetivamente acompanhar de perto os trabalhos para Copa e o efeito disso para a população e contribuir para aquilo que for necessário para que o impacto para a sociedade seja o mínimo. As obras são extremamente importantes, os resultados serão muito positivos”, avaliou a secretária-adjunta Mauren Lazzaretti. Segundo ela, na Arena Pantanal, onde 45% da obra estão concluída, o trabalho é excelente e, de um modo geral, todas as obras estão seguindo dentro dos parâmetros ambientais e dos projetos aprovados na fase de licenciamento.
No total, quatorze obras estão em andamento em Cuiabá e Várzea Grande: a duplicação da avenida Siríaco Cândia, no trecho entre a avenida Miguel Sutil até o Trevo do Lagarto; a duplicação da ponte Mário Andreaza; a duplicação da estrada da Guarita; a duplicação da ponte do rio Pari, na comunidade de Passagem da Conceição, em Várzea Grande; a trincheira da avenida Siríaco Cândia com a avenida Miguel Sutil, no bairro Verdão; a Arena Pantanal; as trincheiras dos bairros Verdão e Santa Rosa; o viaduto do Despraiado, já com Ordem de Serviço e início da preparação do canteiro de obras; a ponte do rio Coxipó com a rua dos Eucalíptos; a pavimentação da rua Camboriú, no bairro São Gonçalo/Beira Rio e a duplicação da avenida Costa Marques e pavimentação da Ponte do rio Gumitá.
Mais cinco ou seis obras devem ser iniciadas nos próximos dias, inclusive o estudo para o Licenciamento Ambiental da obras de implantação do VLT.