Os nove secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal se reúnem na sexta-feira (18.05), em Manaus, para discutir uma nova versão da Carta da Amazônia para a Rio +20.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, as superintendentes de Educação Ambiental, Vânia Márcia Montalvão Guedes Cesar, e de Monitoramento de Indicadores Ambientais, Elaine Corsini, além do secretário adjunto da Secretaria de Comunicação Social de Mato Grosso, Celso de Castro Barbosa, estarão presentes à reunião que será realizada na sala do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizado na rua Humberto Calderaro (antiga rua Paraíba), 2.000, bairro Adrianópolis, na cidade de Manaus.
Durante a reunião, os secretários de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia e Tocantins, além de representantes do Acre, Pará e Roraima irão discutir os detalhes do “Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira”. Desse evento, que acontecerá no período de 30 de maio a 1º de junho, no Tropical Hotel, sairá a versão final da Carta da Amazônia para a Rio + 20.
Esta semana, na reunião de Manaus, também serão definidos os delegados por grupo majoritário de cada Estado que participarão do encontro do final do mês e os detalhes da participação dos Estados na Rio + 20.
MATO GROSSO – Para definir as propostas do Estado para a Carta da Amazônia – documento que conterá diretrizes e propostas para o desenvolvimento sustentável da região -, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou nos dias 10 e 11 de maio, uma oficina com a participação de representantes dos nove grupos majoritários e comunidades tradicionais.
Após as discussões os representantes dos grupos majoritários - Iniciativa Privada, Trabalhadores e Sindicatos, Mulheres, Crianças e Juventude, Agricultores, Povos Indígenas, Autoridades Locais, ONGs, Comunidade Científica e Tecnológica –, acrescentaram várias contribuições ao texto original entre elas o incentivo e apoio as ações de Educação Ambiental, nos espaços, formais, não formais e informais; além de ações voltadas aos Povos Indígenas, Turismo e Economia Solidária.
O secretário de Estado do Meio Ambiente participou da oficina e lembrou que “a sustentabilidade é o caminho, é o rumo. O contexto global é a economia verde, que passa pela sustentabilidade, onde você tem produção responsável, consumo consciente e indicadores sociais positivos”, resumiu Vicente Falcão.
Segundo Vicente Falcão, embora exista um foco no bioma amazônico, os demais biomas mato-grossenses (Cerrado e Pantanal) estarão também contemplados na Carta da Amazônia.
SERVIÇO
Reunião dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia sobre a Carta da Amazônia para a Rio +20
DIA: 18 de maio (sexta-feira)
HORÁRIO: das 9h às 18h
LOCAL: sala do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), localizada na rua Humberto Calderaro(antiga rua Paraíba), 2000, bairro Adrianópolis
(Com informações da Assessoria SDS/AM)