A mobilização das escolas estaduais para a semana do Meio Ambiente e o incentivo a participação das discussões na Conferência Internacional Rio + 20 foram temas das discussões do Encontro entre Educadores Especial, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta terça-feira (15.05).
O debate contou com a participação da Superintendente de Diversidades Educacionais, Débora Mansilla, e da gerente de Educação Ambiental, Giselly Gomes.
Na ocasião, a superintendente fez um balanço dos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pela Educação Estadual. Ela lembrou o Projeto de Educação Ambiental (Prea) e os kits sobre a temática preparados pela Seduc e enviados para as unidades de ensino, visando a elaboração de propostas ambientais comunitárias. Ela destacou ainda que as escolas que desenvolvem projetos ambientais devem enviar sugestões para a Conferência.
Giselly Gomes ressaltou que a Rio + 20 ocorrerá entre os dias 13 a 22 de junho na cidade do Rio de Janeiro e as contribuições da sociedade civil serão debatidas durante a Cúpula dos Povos, um evento paralelo à Conferência Oficial que é voltada apenas para chefes de Estado e autoridades. “As unidades devem participar fazendo a discussão coletiva e elaborando propostas de sustentabilidade para apresentação na Cúpula”, disse.
Débora Mansilla destacou que a educação ambiental não se trata mais de um tema transversal nas escolas e sim um campo de discussão que deve estar presente no cotidiano das unidades de ensino. “Cada escola deve discutir com a comunidade projetos de Escolas Sustentáveis, colocar essas propostas no Projeto Político Pedagógico (PPP), debatê-las nas reuniões da Sala do Educador e promoverem a aplicação”, disse.
Ela cita que na Semana do Meio Ambiente que ocorrerá de 03 a 08 do próximo mês, as unidades precisam discutir sobre sustentabilidade. “Nessas discussões devemos refletir sobre tudo que se relaciona ao ambiente. Tanto a natureza, como nossos ambientes das cidades, os ambientes econômicos”, entre outros.
Durante a interação com diversos educadores que acompanharam o debate por intermédio dos equipamentos de transmissão do MT Preparatório, ficou estabelecida a necessidade das escolas serem protagonistas na construção de uma sociedade mais solidária e sustentável. “Por isso a necessidade de utilizarmos esses instrumentos como a Rio + 20 que apesar de não ser um fórum de decisão tem o desafio de propor mudanças rumo a construção de um planeta mais sustentável”.
Mais informações sobre como participar da Cúpula podem ser obtidos no www.cupuladospovos.org.br e na Gerência de Educação Ambiental pelo fone (65) 3613-6383.