O vice-governador Chico Daltro, representando o governador Silval Barbosa, e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, abriram na manhã desta quinta-feira (10.05), no Salão Nobre Secretário ‘Cloves Vettorato’ e Auditório Ponce de Arruda, do Palácio Paiaguás, a Oficina de Discussão da Carta da Amazônia para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
A oficina, que tem por objetivo discutir e elaborar propostas de Mato Grosso que serão inseridas na Carta da Amazônia, reúne representantes de grupos considerados majoritários pela Organização das Nações Unidas (ONU) - Iniciativa Privada, Trabalhadores e Sindicatos, Mulheres, Crianças e Juventude, Agricultores, Povos Indígenas, Autoridades Locais, Organizaçõe Não-Governamentais (ONGs), Comunidade Científica e Tecnológica -, populações tradicionais e membros dos Conselhos e Fóruns Estaduais do Meio Ambiente (Consema); de Mudanças Climáticas (FMMC), Comitê da Juventude, de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), de Desenvolvimento Empresarial (Cedem), Turismo, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA), entre outros, prossegue até amanhã ao meio-dia.
Na abertura do evento, o vice-governador falou sobre o comprometimento do Estado em relação à busca do desenvolvimento com preservação ambiental. “A sustentabilidade com desenvolvimento tecnológico e inclusão social é o horizonte de Mato Grosso. Existe um compromisso do governador Silval Barbosa e todas as áreas do governo sintonizadas com a sociedade na busca desse equilíbrio”, destacou Chico Daltro.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, lembrou que a metodologia adotada para a construção do documento, de consulta aos grupos majoritários, fortalecerá a posição dos nove estados que integram a Amazônia Legal, "além de trazer a forma como olhamos a questão da sustentabilidade e do desenvolvimento. Nosso expectativa é de que a Carta da Amazônia possa guiar o desenvolvimento sustentável da região orientando os negociadores brasileiros na Conferência”. Esse trabalho será apresentado durante a Rio+20, em um dos eventos paralelos que serão realizados durante a Conferência.
Os temas que estarão sendo discutidos pelos representantes dos grupos majoritários durante a oficina foram definidos de acordo com os temas que serão debatidos durante a Rio+20, a ‘Economia verde no conjunto do Desenvolvimento Sustentável e Erradicação da Pobreza’ e o ‘Quadro institucional para o desenvolvimento sustentável’.
No documento base da Carta da Amazônia os temas foram distribuídos em dois tópicos, Bases para a sustentabilidade e Economia da sustentabilidade e inovação.
Dentro desses dois grandes tópicos os grupos majoritários farão propostas para questões como a Regularização Fundiária e Ambiental, Gestão de Áreas Protegidas, Desmatamento e Queimadas, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Infraestrutura e Logística, Ciência, Tecnologia e Inovação, Economia florestal, Serviços Ambientais, Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Energia, Cidades e Desenvolvimento Urbano e Consumo Sustentável.
As discussões prosseguem durante o período da tarde e ainda na sexta-feira (11.05), quando serão avaliadas numa plenária.
Após a plenária serão escolhidos os representantes dos grupos majoritários que irão a Manaus, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, na reunião do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, quando a Carta da Amazônia será finalizada.
Participaram da abertura do evento o secretário de Estado de Segurança Pública, Diogenes Curado, o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Renaldo Loffi, o promotor de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda.
No portal da Sema, www.sema.mt.gov.br nos links Destaque e Últimas Noticias é possível acessar informações sobre o processo de construção da Carta da Amazônia e a Rio+20
PROGRAMAÇÃO
Dia 10 de maio
14h30 às 18 horas - Continuação do Trabalho de Grupo (nove Grupos Majoritários)
Dia 11 de maio
08h30 às 09h30 – Definição dos cinco (05) representantes dos Grupos Majoritários para Mato Grosso
09h30 às 12 horas – Plenária para apresentação dos trabalhos dos nove Grupos Majoritários.
SERVIÇO:
Oficina de Discussão da Carta da Amazônia para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20
Local: Salão Nobre Secretário ‘Cloves Vettorato’ e Auditório ‘Ponce de Arruda’, do Palácio Paiaguás, Centro Político Administrativo
Data: 10 e 11 de maio de 2012