Página inicial > SEMA > Notícias > Governo realiza oficinas para debater Plano Diretor da Região Metropolitana
Publicado: Terça, 24 de Abril de 2012, 20h30 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h27 | Acessos: 441 | Categoria: Notícias
Edson Rodrigues/Secopario_cuiab_edson_rodrigues_secopa_editada
Oficinas temáticas vão discutir a elaboração do Plano Diretor Participativa da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) está realizando esta semana oficinas temáticas para debater a elaboração do Plano Diretor Participativo Integrado da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC), que compreende os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Livramento e Santo Antônio do Leverger.

Durante quatro dias serão discutidos temas como a Conservação do Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Social, Planejamento, Uso e Ocupação do Solo, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, além de Saneamento Ambiental.

As oficinas, que estão sendo coordenadas pela Secretaria Adjunta de Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana da Secid, contam com a participação de representantes das prefeituras dos quatro municípios, da empresa Vertrag Planejamento, que foi contratada pelo Governo do Estado para prestar consultoria na elaboração do plano diretor, além de universidades públicas e privadas, do Ministério Público Estadual, Conselho de Arquitetos e Urbanistas e membros da sociedade civil.

“Nós fizemos quatro reuniões para discutir cada um dos temas que vamos debater durante essas oficinas. O resultado dessas reuniões foi enviado a esta consultoria. Nessa primeira fase está sendo feita a leitura técnica desses dados onde vamos discutir as principais questões metropolitanas”, explica a secretária adjunta de Planejamento Urbano e Gestão Metropolitana, Rita Chiletto, completando que a segunda etapa será a realização de uma audiência pública onde será exposto para a sociedade um diagnóstico da região.

Conforme o diretor da Vertrag, Luis Henrique Fragomeni, os planos diretores já existentes tanto em Cuiabá, quanto em Várzea Grande, não definem a região metropolitana. “Podemos dizer que a simbiose dos dois planos vai trazer à tona a região metropolitana. Estamos conscientes da responsabilidade de fazer esse plano, mas estamos preparados e trabalhando para isso”.

Em outubro do ano passado o governador do Estado Silval Barbosa assinou o Termo de Cooperação Técnica para elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana e de outros 10 municípios do Vale do Rio Cuiabá. A partir dessa data os trabalhos, sob a coordenação da Secretaria das Cidades, tiveram início.