No total foram apreendidos 40 quilos de pescado das espécies cachara, jaú, trairão, matrinchã, pacú, bicuda e curvina e pelo menos dois exemplares das espécies jaú e pacu, abaixos da medida permitida por lei.
A operação, que envolveu fiscais da Unidade Regional da Sema de Juara (709 quilômetros da capital, na Região Médio-Norte do Estado), e policiais militares, foi realizada nesta quarta-feira (18.04). O pescador, detido a cerca de 10 quilômetros da sede do município por transportar pescado ilegalmente, confessou ter praticado a pesca no Rio Arinos. Segundo o homem, parte do pescado seria para consumo próprio e outra parte seria comercializado.
O acusado não possuía carteira de pescador profissional nem mesmo de amador. Além do pescado irregular foi apreendido com ele vários apetrechos de pescaria proibidos, utilizados na prática de pesca predatória como espinhéis redes e tarrafas, além de um motor, barco, 30 anzóis de galho, e outros. Todo material foi recolhido pelos fiscais da Sema.
Segundo o diretor da Unidade Desconcentrada da Sema de Juara (DUD), Joelson de Figueiredo Campos, O pescado poderia ser doado a entidades filantrópicas como de costume mas, devido as condições sanitárias - os peixes estavam sem gelo -, acabou estragando e ficaram impróprios para o consumo humano.
O acusado foi encaminhado para a delegacia da Policia Judiciária Civil onde foi autuado em flagrante delito por crime ambiental. O delegado arbitrou fiança e o acusado poderá responder pelo crime em liberdade, pagando a fiança, caso contrario ficará preso na cadeia.
O acusado ainda responderá na esfera administrativa por transportar pescado irregular oriundo da prática de pesca predatória.
“A operação conjunta entre a Sema e a Polícia Militar vem tendo um efeito satisfatório na região do Vale do Arinos pelas constantes apreensões daqueles que insistem na prática de delitos ambientais na região”, frisou o diretor.
Para denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais basta entrar em contato com a Ouvidoria Setorial da Sema, no número 0800 65 3838.
As denúncias também podem ser feitas pelo portal www.sema.mt.gov.br, ou ainda comunicadas nas 11 unidades regionais do órgão, localizadas nos municípios de Cáceres, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Aripuanã, Vila Rica e Juara.