Página inicial > SEMA > Notícias > Seplan lança publicação sobre análises e informações climáticas de Mato Grosso
Publicado: Sábado, 14 de Abril de 2012, 21h10 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h27 | Acessos: 678 | Categoria: Notícias
Ricardo Sardinha/Seplan-MTlanamento_livro_clima_Ricardo_Sardinha_Seplan_editada
Seplan lança livro com informações climáticas de Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) lançou na tarde desta sexta-feira (13.04), no auditório do órgão, o livro Mato Grosso: Clima - Análise e representação cartográfica.

Trata-se de um estudo que abrange o Estado em sua totalidade, realizado com os demais aspectos físicos, bióticos e socioeconômicos que compõem a paisagem que, além de produzir análises espaciais, fornece informações meteorológicas sobre temperatura, evapotranspiração, chuva e balanço hídrico. Os resultados desta pesquisa apoiam-se nos estudos do Diagnóstico Socioeconômico-Ecológico de Mato Grosso – DSEE/MT.

De acordo com o autor do livro, o professor doutor do Departamento de Geografia e coordenador do laboratório de Climatologia no Campus da UFMT de Rondonópolis (MT), José Roberto Tarifa, o objetivo ao publicar a obra é contribuir para o planejamento da política territorial de Mato Grosso. “Uma das finalidades do planejamento físico territorial é fornecer à sociedade informações necessárias para ampliar e melhorar a relação uso-território, o que nos dias atuais constitui um grande desafio diante das preocupações com as mudanças climáticas no contexto global, bem como suas influências regionais na manutenção da biodiversidade e no desenvolvimento das atividades socioeconômicas”, disse.

José Tarifa ressaltou que neste sentido, os resultados apresentados nesta publicação abordam um tema importante e atual: o conhecimento do território por meio das interações climáticas do Estado de Mato Grosso. “O tema clima é um dos indicadores que devem ser considerados e analisados dentro da política de ordenamento territorial, como um aliado no ajuste entre a variação da produção agrícola e a viabilidade econômica”, explicou Tarifa.

O trabalho de pesquisa, elaboração, formatação dos dados e a publicação da obra, segundo o autor, levou mais de 16 anos. “Rodamos mais de 20 mil quilômetros realizando trabalho de campo, ouvindo produtores, lavradores por todas as regiões do Estado”.

Durante sua fala, Tarifa agradeceu o esforço dos técnicos da Seplan que contribuíram para a publicação da obra. “A responsabilidade social do autor vai além da publicação. É uma grande alegria saber que meu trabalho vai contribuir para o desenvolvimento deste Estado”, comentou.

Para o secretário de Planejamento, José Botelho do Prado, “essa publicação fornece análises e informações gráficas essenciais ao planejamento e para uma melhor compreensão da realidade climática de Mato Grosso, o que, além de proporcionar o entendimento do espaço para o planejamento territorial do Estado, favorece a objetivos multifinalitários como os educacionais e a experimentação científica”, explicou.

Botelho ressaltou que a democratização das informações é uma recomendação do governador Silval Barbosa e faz parte de sua política de governo.

A secretária Adjunta de Planejamento, Regiane Berchieli disse que para a Seplan é um orgulho e uma honra, cada vez que se produz e publica uma obra dessa magnitude. “Nosso objetivo é socializar essas informações e fazer desses estudos temáticos, fontes de pesquisas para as comunidades acadêmicas, científicas, para os investidores e para a sociedade em geral”.

Regiane informou também que futuramente, outras publicações serão revisadas e colocadas à disposição da sociedade, “que passa a contar com uma valiosa fonte de pesquisa”, informou.

A servidora e cartógrafa da Seplan/SEMA, Lígia Camargo, ressaltou o trabalho de pesquisa da equipe e disse que com a publicação dessa obra, inicia-se uma série de publicações sobre os recursos naturais e estudos ambientais do Estado de Mato Grosso. “São publicações que visam facilitar o manuseio das informações além de contribuir com a política de ordenamento territorial, projetos e ações de governo’, informou Lígia.

Numa referência à publicação do Atlas de Mato Grosso, da qual foi coordenadora, Ligia explicou que no Atlas as informações sobre o clima foram mais abrangentes e que, no caso do livro Mato Grosso Clima, as informações são mais detalhadas. “Para se ter uma ideia, no Atlas apresentamos quatro mapas, ao passo que nessa publicação são 22 mapas”, disse.
.
Os mapas que integram este trabalho se encontram nas escalas 1:2.000.000 e 1:8.000.000, consideradas adequadas à representação dos resultados desta pesquisa. As informações gráficas relativas ao tema clima e as relacionadas à base cartográfica – hidrografia, sistema viário, limites e toponímia –, advêm respectivamente dos mapeamentos 1:1.500.000 1:250.000 produzidos no DSEE/MT. Estas representações guardam grande precisão geométrica, pois foram obtidas por meio do processo de generalização cartográfica.

Participaram do lançamento do livro Mato Grosso: Clima - Análises e representação gráfica, o secretário de planejamento José Botelho do Prado, a secretária Adjunta de Planejamento, Regiane Berchieli, a superintendente de Estudos e Informações, Mônica Eliana Botelho Silva, a cartógrafa e servidora da Seplan, Ligia Camargo, o professor doutor do Departamento de Geografia e coordenador do laboratório de Climatologia no Campus da UFMT de Rondonópolis, José Roberto Tarifa, além de servidores de diversos órgãos do governo.