Página inicial > SEMA > Notícias > Comitê Estadual realiza reunião de trabalho para traçar diretrizes no combate as queimadas em MT
Publicado: Terça, 10 de Abril de 2012, 18h27 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h28 | Acessos: 727 | Categoria: Notícias
Assessoria/Sema-MTComit_do_fogo_abril_2012_EDITADA
Secretário Vicente Falcão reune Comitê de Gestão do Fogo para definir ações para 2012

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho reuniu na tarde desta segunda-feira (09.04), representantes de órgãos e instituições da esfera estadual que integram o Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), para avaliar as ações realizadas em 2011 e discutir o plano integrado deste ano para o combate aos focos de calor em Mato Grosso.

Durante a reunião, Vicente Falcão lembrou aos participantes que a responsabilidade em relação a prevenção e combate aos incêndios florestais e queimadas é de todos e portanto é necessário que sejam implementadas “ações integradas, envolvendo os vários órgãos, visando ampliar a conscientização e sensibilização de toda a sociedade com relação aos problemas causados pelas queimadas à saúde da população e ao meio ambiente”.

O secretário falou também da importância da participação dos municípios nesse esforço, em especial nas questões relacionadas aos incêndios florestais em suas respectivas áreas de responsabilidade e lembrou que em 2011, num esforço de todos, Mato Grosso reduziu em 65% (sessenta e cinco por cento) o número de focos de calor em relação ao ano de 2010, o que contribuiu para um meio ambiente mais saudável e melhor qualidade vida para a população mato-grossense.

Desde 2007 o estado vem promovendo e implementando, em conjunto com os órgãos componentes do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, várias ações de prevenção e controle das queimadas e dos incêndios florestais, objetivando diminuir as incidências desses eventos no Estado, que normalmente se agravam no período de estiagem.

Em 2008 foi instituído o Plano de Ações de Prevenção e Combate as Queimadas e aos Incêndios Florestais, como parte integrante do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Estado de Mato Grosso – PPCDQ/MT e, desde então, as ações vem sendo aperfeiçoadas ano a ano.

No ano passado, de janeiro a dezembro, foram registrados pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) 89.523 focos de calor em Mato Grosso, enquanto que no período de 01 de julho a 15 de outubro (período proibitivo para queimadas no estado), foram 62.301 focos.

Números bem abaixo dos registrados no ano anterior. Em 2010, o Inpe registrou no estado 279.807 focos no período de janeiro a dezembro, e 238.636 focos no período de 01 de julho a 15 de outubro de 2010.

Em 2011, o estado reduziu no ano, 68,01% o número de focos de calor em relação a 2010, e 73,89% o número de focos no período proibitivo.

Numa rápida avaliação da secretaria executiva do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, este ano o estado deve enfrentar desafios como a maior integração dos diversos setores e secretarias estaduais nas ações de prevenção e combate às queimadas; a dinamização da atual estrutura do CEFG; a ampliação do programa “MT Unido contra as queimadas”; o desmatamento; a sensibilização dos atores locais e o reforço das capacidades locais para a proteção florestal e desenvolvimento de práticas agrícolas alternativas.

Participaram da reunião a secretária adjunta de Mudanças Climáticas da Sema, Suely Bertoldi, técnicos da Sema e representantes das secretarias de estado de Saúde (SES), Cidades (Secid), Educação (Seduc), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Empaer, Intermat e Unemat.