Página inicial > SEMA > Notícias > Começa segunda-feira o curso de sistemas agroflorestais em Jaciara
Publicado: Sexta, 30 de Março de 2012, 14h22 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h28 | Acessos: 632 | Categoria: Notícias

Acontece nos dias 02 e 03 de abril, no município de Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá), na comunidade Cachoeirinha, no Sítio Nova Canaã, o curso de Sistemas Agroflorestais com técnicas de produção sustentável, alimentação saudável e redução de agrotóxicos.

O evento é uma realização da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), prefeitura municipal e Associação de Produtores Agroecológicos. Participam do curso produtores rurais e técnicos agropecuários.

A nutricionista da Empaer, Carmencita Stefanello Tabareli, responsável pela organização do curso, esclarece que serão abordados temas sobre os principios dos sistemas agroflorestais, planejamento de canteiros, técnica de plantio, colheita, germinação, armazenamento, experiências de produtores com o cultivo de produtos orgânicos e outros. “O curso pretende mostrar uma nova visão do agronegócio, oferecendo alimentos benéficos com sustentabilidade”, declara Carmencita.

O palestrante e produtor rural, Eloir Bernardon, pratica agroecologia com produção orgânica há 25 anos, em sua propriedade rural, no município de Chapada dos Guimarães. Instalou em 2009, um canteiro de 20 metros de comprimento por um metro de largura com diversas plantas frutíferas e de madeira. Durante o curso vai enfocar a metodologia do agricultor e pesquisador Suiço, Ernest Gotsch, que produz alimentos orgânicos no Brasil, no Estado da Bahia.

Conforme Eloir, nesse sistema agroflorestal o espaço entre as plantas é pequeno e a diversificação é grande. Num só canteiro, por exemplo, pode plantar as culturas de abacaxi, banana, mandioca, inhame, cará, café, cedro, aroeira, jatobá e outras. Todo plantio não utiliza agrotóxico e nenhum tipo de adubação. Conforme o produtor, na lateral do canteiro são cultivadas gramíneas e outras sementes que servem para proteger e adubar o canteiro. Ele fala que o cará e inhame, nesse sistema produz de 10 a 12 toneladas por hectares. “ Acredito que o sistema agroflorestal é a solução para a agricultura familiar mais limpa e sustentável que já vi em minha vida”, finaliza Eloir.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (30.03).O curso começa a partir das 8 horas e encerrra às 17 horas. Para mais informações entrar em contato com a produtora rural, Ana Paula (66) 9675 9875 ou a nutricionista da Empaer, Carmencita (66) 3461 2479.