As Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e iniciativa privada realizam na próxima quinta-feira (29.03), das 08:00 às 17:00 horas, no Auditório da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), o segundo Seminário de Biodigestores com o tema “Biofertilizantes de Origem Animal – Bases para utilização na lavoura e adequação ambiental".
A iniciativa tem por objetivo promover um debate sobre a importância dos biodigestores e trazer opções viáveis, que podem ser implantados em Mato Grosso, de forma a garantir a sustentabilidade ambiental, qualidade de vida e renda. O evento é gratuito e direcionado a produtores, pesquisadores, estudantes e empresas do segmento.
Para esta edição do seminário, a Sedraf convidou os melhores especialistas do país que irão ministrar palestras, mostrar os modelos bem sucedidos e tirar as principais dúvidas dos produtores mato-grossenses em relação aos benefícios, espaço adequado, quantidade de animais, produção, custo, investimento e retorno. A primeira edição do seminário teve como tema o biogás como fonte de energia e agora é uma ótima oportunidade para os produtores conhecerem as vantagens do biofertilizantes de baixo custo.
O médico veterinário e assessor técnico da Sedraf, Paulo Bilégo, reforça que por meio do evento o que se pretende é atrair empresas que possam investir nas ferramentas tecnológicas, reduzindo custos para que os produtores rurais invistam nessas ferramentas e também na utilização do biofertilizante na agricultura. “Temos um grupo de estudos de biodigestores com representantes de todos os segmentos de pesquisa, ensino, iniciativa privada e Governo do Estado para dar todo o suporte ao produtor”.
Entenda o que é biofertilizante
Trata-se de um resíduo líquido resultado da fermentação anaeróbia de estercos e vegetais em biodigestores, ou seja, um fertilizante vivo, pleno de microorganismos benéficos às plantas. Possui praticamente todos os macros e micronutrientes que as plantas necessitam, não tem cheiro, não polui, não apresenta riscos para a saúde, podendo inclusive enriquecer a ração animal e alimentar peixes. Pode ser usado na adubação in natura foliar, depois de filtrado e misturado com água.
O Biofertilizante possui vantagens como corrigir naturalmente o PH do solo, eliminando o alumínio tóxico da terra. A absorção radicular é rápida com aproveitamento dos nutrientes, quase sem perdas, particularmente o nitrogênio, e ainda acelera o crescimento.
A sua utilização não ‘queima’ as sementes e as mudas podendo ser aplicado diretamente sobre elas sem intervalos na adubação. Fácil de aplicar, com latas, regadores ou implementos do trator, economiza tempo e mão de obra.
As inscrições para os interessados em participar do Seminário de Biodigestores podem ser feitas no local do evento.
Outras informações podem ser obtidas na Sedraf, com a coordenadora de Acompanhamento e Estudo da Produção da Pecuária, Oriane D´arc, através do telefone: (65) 3613 6209.
(Com informações da Assessoria/Sedraf)
SERVIÇO
Seminário de Biodigestores
Tema: “Biofertilizantes de Origem Animal – Bases para utilização na lavoura e adequação ambiental”.
Data: quinta-feira, 29 de março
Horário: das 08:00 às 17:00 horas
Local: Auditório da Famato
Informações: (65) 3613 6209.