A partir de segunda-feira (19.03) os servidores públicos estaduais poderão escolher o horário de expediente dos órgãos do Poder Executivo estadual durante as obras da Copa 2014, com o objetivo de reduzir o impacto no trânsito de Cuiabá e Várzea Grande.
A enquete estará disponível no site da Secretaria de Estado de Administração (SAD) entre os dias 19 e 21 de março.
O novo horário será implantado apenas nos órgãos sediados em Cuiabá e Várzea Grande, e não afetará os serviços essenciais na área de saúde, educação e segurança pública. Apenas servidores públicos poderão votar, pois para ter acesso à enquete será necessário informar o número de matrícula e o CPF.
A decisão de ouvir o servidor sobre a mudança de horário partiu do próprio governador Silval Barbosa, já que a modificação irá alterar a rotina do funcionário público. A indicação do governador foi respaldada pelos sindicatos das categorias em reunião nesta sexta-feira (16.03) na Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – Fifa 2014 (Secopa).
Na enquete o servidor irá escolher entre duas opções de horário, das 9h às 16 horas, sendo uma hora de almoço, ou das 13h às 19 horas. Após responder a este questionamento, o servidor deverá justificar o motivo que o levou àquela escolha dentre as opções que serão ofertadas na pesquisa.
A enquete estará disponível a partir das 8 horas de segunda-feira (19.03) e será encerrada às 23h59 de quarta-feira (21.03). O resultado será apresentado na Secopa na mesma semana. Vale lembrar que o horário definido, após a pesquisa, pelo Governo do Estado poderá permanecer por no mínimo dois anos.
Em relação a carga horário dos servidores públicos, aqueles que atualmente optam por 40 horas semanais e trabalham oito horas diárias, irão trabalhar seis horas, e aqueles que optam por 30 horas semanais, e trabalham seis horas diária, irão trabalhar quatro horas e meia.
ESTUDO
A SAD realizou um estudo para saber qual é o impacto do servidor público no tráfego de veículos em Cuiabá e Várzea Grande. Chegou-se a conclusão de que cerca de 60% dos veículos que trafegam em horário de pico, nas avenidas Historiador Rubens de Mendonça e Miguel Sutil, pertencem a funcionários públicos, ou seja, aproximadamente 4.400 veículos. Com isso, concluiu-se que há o impacto e que seria necessária a alteração de horário de expediente para minimizar os transtornos no trânsito no período de obras.