Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Brasnorte recebe primeiro encontro da Caravana da Sustentabilidade
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 15 de Março de 2012, 20h35 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h30 | Acessos: 707 | Categoria: Notícias
Ivan Pereira/Assessoria-SIMNOCARAVANA_SUSTENTABILIDADE_1_EDITADA 
O superintendente de Gestão Florestal da Sema, Elias Borges, na reunião no município de Brasnorte

Fortalecer e unir o setor florestal são os objetivos traçados pela Caravana da Sustentabilidade.

Organizada pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste (SIMNO) – a segunda maior entidade do setor de Base Florestal do estado, com quase 140 associados -, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Caravana da Sustentabilidade está percorrendo desde a última segunda-feira (12.03), seis cidades dos polos Brasnorte, Cotriguaçú, Juruena, Colniza, Aripuanã e Juína.

O primeiro município visitado foi Brasnorte (12.03), em seguida Cotriguaçú na terça-feira (13.03). Na quarta-feira (14.03) foi a vez de Juruena e Colniza. Nesta quinta-feira (15.03), a Caravana estará em Aripuanã, às 19 horas. O trabalho será finalizado em Juína nesta sexta-feira (16.03), às 19 horas, na sede do sindicato.

Nas reuniões, os representantes dos órgãos e instituições participantes tem a oportunidade de conhecer os problemas de perto como, por exemplo, as dificuldades que o setor enfrenta em relação as questões ambientais, de logística, e outras.

A primeira reunião da Caravana, realizada em Brasnorte na noite da última segunda-feira, aconteceu no auditório da Promotoria Pública. Os empresários puderam acompanhar as apresentações e, ao final, participaram de um debate. Os pontos mais discutidos foram as constantes mudanças nas cobranças de tributos pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), e a morosidade na liberação de projetos de manejo florestal pela Sema. O superintendente de Gestão Florestal da Secretaria, Elias Borges, presente no encontro, reconheceu os problemas e disse que o governo vem trabalhando para dar celeridade e segurança jurídica ao processo de licenciamento.

“Através da Superintendência de Gestão Florestal, que dá suporte aos empresários para que eles possam exercer sua atividade, estaremos solucionando essas questões. Não temos dúvida nenhuma que temos que dar vazão às demandas do setor, e enquanto Governo do Estado, estamos trabalhando nesse sentido”, disse ele.

Para o presidente em exercício do Cipem, Geraldo Bento, o encontro pode surtir efeitos positivos imediatos. “A maioria dos empresários do segmento não tem conhecimento do que nós podemos oferecer às empresas, com custo bem menor e até custo zero”, enfatizou Bento.

Para divulgar as ações e propostas de trabalho, as gerentes Antonielle Pagnussat, do Senai, e Viviane Lima Andrade, do Sesi, apresentaram condições favoráveis de parcerias entre as entidades e as empresas.

Participaram ainda do evento, a superintendente de Desenvolvimento do Cipem, Silvia Regina, e o prefeito de Brasnorte, Mauro Rui Heisler, que elogiou a iniciativa. “As ações desenvolvidas por esta Caravana, são de uma importância muito grande para o setor madeireiro que é gerador de renda e emprego em nosso município”, destacou.

O presidente do SIMNO, Roberto Rios, afirmou que o primeiro encontro da Caravana, superou as expectativas. “A ideia do sindicato é essa, levar a cada três meses, representantes dos órgãos para ouvir as cobranças do próprio empresário”, explicou. Além desta, outras duas Caravanas estão previstas para os meses de julho e novembro deste ano.

(Com informações da Assessoria de Imprensa/SIMNO)

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838