Página inicial > SEMA > Notícias > Dezesseis pessoas são presas na região de fronteira por crimes ambientais
Publicado: Quinta, 01 de Março de 2012, 13h51 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h31 | Acessos: 722 | Categoria: Notícias

Uma operação na região de fronteira, Oeste do Estado, realizada por soldados da 4ª Companhia Ambiental Polícia Militar Ambiental em parceria com fiscais da Unidade Regional da Sema em Cáceres, prendeu e autuou 16 pessoas por crimes ambientais, entre eles pesca depredatória e extração ilegal de madeira.

Oito tratores, quatro deles de esteiras, e dois caminhões que estavam sendo utilizados para a extração e transporte de madeiras, também foram apreendidos em uma fazenda localizada na região de Comodoro, onde foram detectados cerca de 200 hectares de desmatamento. Segundo o diretor da Unidade Regional de Cáceres, Hélio Silva, a operação foi realizada entre os dias 19 e 28 de fevereiro.

Desde o inicio do ano a Unidade Regional vem intensificando as ações de combate aos crimes ambientais na região. Em Vila Bela da Santíssima Trindade equipes da Sema de Cáceres já localizaram e autuaram proprietários por desmatamento de 110 hectares. Em Nova Lacerda foram 206 hectares e em Reserva do Cabaçal e Santa Rita do Trivelato, respectivamente, 10 e 6 hectares.

Em ações realizadas em conjunto com a Policia Militar ambiental também foram autuados proprietários que estavam utilizando veneno na pastagem em áreas de preservação permanente (APP), cerca de 4,8 hectares, na região de Reserva do Cabaçal e o uso de herbicida, também na mesma região em outra fazenda, atingindo uma pequena APP.

Nesta última operação, realizada antes do fim do período de defeso da piracema, além da prisão dos depredadores, foram apreendidos 71.666 metros cúbicos de madeira em toras, 417 lascas e 12 palanques de diversos tipos, além de uma grande quantidade de armas, entre elas, três espingardas e um revólver, 52 munições, 11 molinetes, sete varas, três caixas de pesca, duas puças, 168 metros de redes, três tarrafas e vários apetrechos utilizados na pesca depredatória.

Ao todo, os fiscais da Sema de Cáceres aplicaram multas no valor de R$ 241 mil. A operação foi realizada nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Rio Branco e São José dos IV Marcos.