A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Conselho Regional de Química da XVI Região, está realizando no Auditório Pantanal o curso Controle de Emissões Atmosféricas provenientes de Combustão Industrial.
O curso, com carga horária de 20 horas, começou na segunda-feira (27.02) e termina nesta terça-feira (28.02) com uma atividade de campo a ser realizada numa empresa instalada no Distrito Industrial de Várzea Grande, de processamento de óleo vegetal.
Segundo o coordenador de Indústria, da Superintendência de Infra-Estrutura, Mineração, Indústria e Serviços (Suimis), Pedro Barreto, o curso tem como objetivo “atualizar e instrumentalizar os técnicos e profissionais da secretaria, das áreas afins, no auxilio de suas atividades de fiscalização na área de controle de emissões atmosféricas”.
Os conteúdos teóricos e práticos estão sendo repassados aos participantes por meio de aulas expositivas, apresentação de aparelhos de medição e monitoramento de emissões atmosféricas, atividades práticas com uso do anel de Ringelmann e medições de gases de combustão em fonte fixa (chaminé de caldeira).
No programa estão sendo abordadas questões relativas aos mecanismos de combustão, combustível e poluição atmosférica, identificação e caracterização dos principais poluentes atmosféricos derivados de combustão Industrial, formação de gases e poluentes no processo de combustão com relação a escolha e uso dos tipos de combustíveis; métodos de controle da poluição do ar derivados de combustão industrial; controle de material particulado, de gases e vapores; legislação – padrões ambientais no Brasil e no exterior (Resoluções do Conama, normas da ABNT, USEPA), aparelhos e instrumentos de medição, monitoramento e análises de emissões atmosféricas em fontes fixas.
Os 20 participantes do curso ainda participam de atividades práticas de determinação da densidade da fumaça (método de escala de Ringelmann) e medições e análises quantitativas de gases de combustão em fonte fixa (chaminé de caldeira) em uma planta industrial.
Além do vice presidente do CRQ XVI Região, o engenheiro químico doutor Miguel Pedro Lorena de Moraes; participam do curso um físico mestre e um biólogo especialista da JSDE Almeida Assessoria Consultoria em Projetos Ambientais (EPP) e do CRQ – XVI Região.
Ao final do curso, os participantes receberão certificados mediante freqüência mínima de 75% e apresentação de um Relatório de Atividades de Campo.