Página inicial > SEMA > Notícias > 'Água, Alimento, Energia, no Presente e no Futuro' é o tema do I Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas
Publicado: Quinta, 02 de Fevereiro de 2012, 17h45 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h32 | Acessos: 781 | Categoria: Notícias
Marcos Vergueiro/Secom-MT
AreasUmidas_Marcos.Vergueiro Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas, de 08a10 de Agosto de 2012

Foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (02.02), data em que se comemora o Dia Mundial das Zonas Úmidas, o I Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas, em solenidade realizada na Sala dos Órgãos Colegiados da Universidade Federal de Mato Grosso. O evento é uma promoção da UFMT, do Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT Áreas Úmidas).

O Congresso será realizado de 08 a 10 de agosto de 2012 e discutirá o tema "Água, Alimento, Energia, no Presente e no Futuro". Paralelos ao Congresso, acontecerão outros dois eventos: o seminário "Turismo de Base Comunitária: contribuição para a sustentabilidade de áreas úmidas", no dia 09 de agosto, e o "Fórum empresarial: A responsabilidade social e as ações sustentáveis no Pantanal e áreas úmidas", no dia 10 de agosto. O evento incluirá palestras, workshops e outras atividades. A previsão é de reunir aproximadamente 800 participantes.

Conforme o professor da UFMT e fundador do Centro de Pesquisa do Pantanal, Paulo Teixeira, o evento marca a atuação do Centro e a evolução no trabalho científico em torno das áreas úmidas em Mato Grosso. "As realizações do CPP nos conferiram autoridade científica para realizar o Fórum, que será o momento de comemoração dos 10 anos do CPP", afirmou Paulo, acrescentando que o objetivo é chamar a atenção do público não científico para os problemas de preservação das áreas úmidas no Mato Grosso, no Brasil e no mundo. "Nosso grande desafio é levar conhecimento para fora da universidade", declarou o professor.

As áreas úmidas estão entre os ecossistemas mais ameaçados do mundo. "A sua conservação e sustentabilidade precisam de planejamento a longo prazo", explicou o professor, destacando que estas áreas são essenciais para o bem-estar e sobrevivência da humanidade. "Elas são essenciais para o armazenamento e purificação de água, retenção de sedimentos, regulação do clima local e regional, além da manutenção da diversificada biodiversidade", destacou.

Para a técnica da Coordenadoria de Ecossistemas, Gabriela Priante, que representou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) no evento, realizar o I Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas em Mato Grosso é de suma importância para fortalecer as políticas públicas relacionadas às áreas úmidas no Estado. "A Sema se coloca à disposição para contribuir com a realização e sucesso do evento", declarou Gabriela.

Centro de Pesquisa do Pantanal
O Centro de Pesquisa do Pantanal foi fundado em 2002, a partir de uma proposta da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propeq), que reuniu pesquisadores da UFMT para discutir de que forma a Universidade poderia contribuir para a elaboração de políticas públicas para o uso sustentável do Pantanal.