Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Rede Bionorte lança doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2011, 18h40 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h34 | Acessos: 729 | Categoria: Notícias

Aberto o período de inscrição ao processo de seleção para o doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia, possibilitado por meio da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede Bionorte). As inscrições podem ser efetuadas até 05 de janeiro de 2012.


São oferecidas 100 vagas para ingresso no 1º semestre. Em Mato Grosso, pessoas com mestrado em áreas relevantes para a biodiversidade, biotecnologia e áreas afins podem se inscrever no processo seletivo.

Segundo a coordenadora estadual do programa, professora da Universidade do Estado de Mato Grosso, Carolina Joana da Silva, as vagas são para toda região da Amazônia Legal e as aulas serão ministradas pelas universidades dos estados que integram a Rede.

O programa de doutorado tem duas áreas de concentração: Biodiversidade e Conservação, com linhas de pesquisa em “Conhecimento da biodiversidade” e “Conservação e uso sustentável da biodiversidade”; e Biotecnologia, com linha de pesquisa em “Bioprospecção e desenvolvimento de bioprocessos e bioprodutos”.

A inscrição deverá ser efetivada por meio do sistema acadêmico eletrônico, disponível no site www.bionorte.org.br.

A seleção consta de avaliação do projeto de tese, análise de currículo, realizados de 13 de janeiro a 02 de fevereiro, e proficiência em inglês, em 07 de fevereiro. O resultado final será divulgado em 14 de fevereiro.

Rede Bionorte - Criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a Rede tem por objetivo integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, inovação e formação de doutores, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“A união das forças das principais instituições de ensino e pesquisa da Amazônia propiciará maior velocidade na formação de doutores nessa região onde ainda há menor produção científica, possibilitando reduzir assimetrias”, ressaltou Carolina Joana.

Ao todo, 99 doutores de 18 instituições dos noce estados da Amazônia Legal Brasileira integram o corpo docente. Na Unemat, os professores Beatriz Schwantes Marimon, Ben Hur Marimon e Carolina Joana da Silva são do quadro.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, Áurea Regina Inácio, o investimento no incremento da qualificação docente é uma prioridade institucional, frente às metas estabelecidas no Plano Nacional de Pós-Graduação.

“O doutorado Bionorte é um esforço interinstitucional em rede, composto por doutores da região Norte, incluindo a participação da Unemat, que passa a contar com a oferta do seu primeiro doutorado, mesmo que em Rede”, explicou.

Outras informações podem ser obtidas no edital em anexo. Na Unemat falar com a professora Dra. Carolina Joana da Silva, pelo telefone (65) 3223-0113.

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838