Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Fiscais da Sema apreendem pescado após denúncia na Ouvidoria Setorial
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2011, 15h36 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h34 | Acessos: 869 | Categoria: Notícias
SUF/Sema-MTAPREENSO_KIKO_8_EDITADA
Pescado foi doado para entidades assistenciais

A ação da equipe de fiscais da Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) foi realizada num sítio próximo à comunidade Três Pedras, na estrada velha de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá), sentido Nossa Senhora da Guia, na última sexta-feira (02.12).

Os fiscais foram ao local com o objetivo de conferir as informações da denúncia feita na Ouvidoria do órgão ambiental.

A ação durou aproximadamente uma hora até que o local fosse encontrado, um bebedouro para gado localizado no meio do pasto em formato de uma pequena represa. Os infratores escondiam o pescado ilegal na represa. Ao chegarem, os fiscais localizaram na margem da represa um pescado da espécie cachara presa a uma garrafa, usada com flutuador para marcar o local (dentro da represa), onde os peixes estavam.

Segundo informações dos fiscais que acompanharam a ação, com essa pista eles resolveram passar a rede no tanque (bebedouro para gado) e encontraram mais peixes, totalizando sete (07) pescados da espécie cachara, um (01) pescado da espécie pintado, 16 pescados da espécie pacu, dois (02) pescados da espécie tambacu e um (01) pescado da espécie peraputanga. No total foram apreendidos 79,71 quilos de pescado ilegal.

Ninguém foi localizado na residência do sítio onde se encontra o bebedouro para gado mas, conforme um dos fiscais da Sema, algumas pessoas do local informaram que pescadores estavam usado o bebedouro de gado para armazenar os peixes tirados do rio.

Ainda conforme um dos fiscais da Sema, os peixes apresentavam marca de malha e estavam bastante debilitados em consequência do tamanho do bebedouro de gado, falta de alimento e oxigênio, além de ser local aberto, recebendo incidência direta do sol, aquecendo a água.

Uma parte do pescado, as cacharas e o pintado, foi doado à Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT), um total de 47,16 quilos. O restante, 16 pacus, dois tambacus e uma piraputanga, foi doado à Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, um total de 32,55 quilos. Os peixes foram doados no mesmo dia da apreensão.

"Muitas apreensões acontecem por meio das denúncias encaminhadas à Ouvidoria da Sema, e todas serão fiscalizadas”, disse o coordenador de Fiscalização de Pesca e Tráfico de Animais Silvestres, da Sema, Carlos Roberto Pires Cesário.

Para denúncias de irregularidades e crimes ambientais, ligue: 0800-65-3838 (Ouvidoria/Sema), você não precisa se identificar. Denuncias também podem ser feitas por meio do portal do órgão, no endereço eletrônico, www.sema.mt.gov.br.

 
Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838