Página inicial > SEMA > Notícias > Sema firma Termo de Cooperação Técnica com o município de Juína para a implantação de sistemas agroflorestais
Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2011, 19h34 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h35 | Acessos: 812 | Categoria: Notícias
Duda Torres/Sema-MTvicente_e_prefeito_juina_TCT_EDITADA
Secretário do Meio Ambiente, Vicente Falcão e prefeito de Juína, Altir Peruzzo, firmam TCT

O secretário de estado do Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, e o prefeito Altir Antônio Peruzzo, de Juína (município localizado a 735 km a Noroeste de Cuiabá), assinaram na última terça-feira (29.11), em Cuiabá, um Termo de Cooperação Técnica (TCT) visando a implantação de sistemas agroflorestais (SAF) no município.

Por meio do TCT, a Sema irá apoiar a introdução de novos sistemas de produção em cinco regiões do município, beneficiando 240 famílias da agricultura familiar, aumentando a geração de renda nessas pequenas comunidades e promovendo a manutenção da floresta em pé.

O secretário Vicente Falcão disse, durante a assinatura do documento, que considera a cooperação técnica entre a Sema e a prefeitura uma importante contribuição para política de descentralização dos municípios e a melhoria do nível socioeconômico das pequenas comunidades, garantindo renda para a população por meio do uso sustentável das florestas. “A Sema dá continuidade ao processo de descentralização de suas atividades nas questões ambientais”, pontuou o secretário.

Para o prefeito de Juína, Altir Peruzzo, o apoio da Sema na implantação de modelos de sistemas agroflorestais na região trará mais segurança quanto a boa condução do projeto que será mais qualificado tecnicamente. “Esse TCT é um passo que abre caminho para outras parcerias em áreas de interesse em comum”, avaliou Peruzzo.

PLANO DE AÇÃO – Segundo a analista de Meio Ambiente, da Coordenadoria de Ecossistemas, da Superintendência de Biodiversidade da Sema e responsável pela elaboração do TCT e de seu Plano de Trabalho, Eulinda de Campos Lopes, é muito importante que a Sema apóie as pequenas comunidades de agricultura familiar. “Trabalhar essas questões reflete no aumento da geração de renda dessas pessoas e na conseqüente redução do desmatamento”.

A analista explicou que essa ação faz parte do Programa Arco Verde na Amazônia. O programa, desenvolvido pelo governo federal em parceria com estados e municípios, prevê uma série de ações visando a implantação de modelos de produção sustentável e, ações de prevenção e combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia. As ações são realizadas em municípios do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima (que encontram-se no arco do desmatamento), considerados prioritários para a prevenção e o controle do desmatamento. Nesses municípios, se encontra 55% do desmatamento na Amazônia.

Este ano, para esta ação, foi lançado um edital e selecionados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), três municípios do Pará e Juína, de Mato Grosso.

"Em Juina, as ações terão como objerito reorientar as unidade produtivas, individuais e/ou coletivas, tornando-as competitivas e auto-sustentáveis, com a introdução de novos sistemas de produção”, explicou Eulinda de Campos Lopes. Para isso serão implementadas unidades demonstrativas de sistemas agroflorestais irrigados.

O plano de ação prevê a produção de mudas e definição das propriedades para implantação das unidades demonstrativas na sede do município (três unidades), no Distrito de Terra Roxa (duas unidades), Linha Barroso (duas unidades), Distrito de Filadélfia (duas unidades) e Linha 07/09 (três unidades) de pupunha, castanha, café e guaraná. Estão previstos também capacitação dos agricultores beneficiários do projeto, assistência técnica e monitoramento das atividades.

A ações já tiveram inicio este ano com reuniões nas instituições parceiras e nas comunidades.