A operação de fiscalização foi realizada na última sexta-feira (28.10), após uma denúncia anônima recebida pela Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Juara.
Segundo os fiscais, ao chegarem ao local onde funcionava a carvoaria clandestina, na zona rural, a cerca de 5 quilômetros da sede do município de Porto dos Gaúchos (663 quilômetros de Cuiabá, na Região Médio-Norte do Estado), foi constata a presença de dois fornos que produziam em média, 80 sacas de carvão (7 kg) por dia.
O diretor da unidade regional da Sema de Juara, Joelson de Figueiredo Campos, contou que no local não foram localizados nenhum trabalhador mas que o carvão estava ensacado. No ano passado, a Sema de Juara autuou três (03) carvoarias clandestinas na região. Na região, segundo dados de 2011, duas carvoarias estão funcionando de forma regular, uma em Porto dos Gaúchos e outra em Juara.
O local foi embargado e o responsável pelo funcionamento irregular da carvoaria foi autuado por fazer funcionar estabelecimento potencialmente poluidor sem a devida licença ambiental. Os fiscais aplicaram multa no valor de R$ 10 mil. O responsável pela carvoaria responderá criminalmente por crime ambiental.
“A Diretoria Desconcentrada de Juara recebe uma grande demanda em relação às ações de fiscalização ambiental, devido principalmente a enorme área territorial sob sua responsabilidade. Mesmo assim, estamos intensificando nossos esforços para coibir a prática dos crimes ambientais na região”, frisou o diretor.
A DUD de Juara responde por cinco municípios, são eles, Juara, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã e Nova Maringá, totalizando uma área de aproximadamente 5 milhões de hectares.