Há pouco mais de um mês, a coleta de lixo no Centro Político Administrativo começou a ser sistematizada e confinada em local adequado. O processo, que está em fase de implantação, contará com um compactador de lixo estacionário com capacidade para armazenamento de 7 metros cúbicos de lixo.
A capacidade estimada em toneladas, dependerá do tipo de resíduo em relação ao seu volume e peso, em geral um compactador comporta em média de 4 a 5 toneladas de lixo.
Atualmente, o processo é feito da seguinte forma: todo o lixo é recolhido das repartições públicas por meio da empresa de limpeza terceirizada, que deposita o material na caçamba fixa hoje existente próxima a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). Já a outra empresa contratada para a compactação e retirada dos resíduos, faz a coleta três vezes por semana.
A caçamba roll on off, que está sendo utilizada provisoriamente por não depender de instalação elétrica e pelo fato dos resíduos serão considerados “lixo seco”, comporta até 17 metros cúbicos de lixo solto. Os resíduos são retirados com o caminhão apropriado e levados ao aterro sanitário de Cuiabá, para descarga e devido tratamento dos resíduos.
O processo, incluindo a compactação do lixo, deverá estar funcionando em sua totalidade em aproximadamente um mês. As obras necessárias para a instalação do sistema de compactação automática já estão em andamento.
Com o sistema de coleta funcionando plenamente, poderão ser feitas apenas duas coletas de lixo por semana, dependendo da demanda. A expectativa é de que seja realizadas cerca de 12 coletas por mês. Isto porque todos os resíduos, à exceção de galhos e entulhos, serão compactados, reduzindo o volume e espaço ocupado, assim como não ficarão expostos no ambiente, sendo confinados em local adequado.