Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SEMA > Notícias > Visitas técnicas e mini cursos encerram o Conatus nesta quinta-feira
Início do conteúdo da página
SEMA
Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2011, 20h44 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h39 | Acessos: 753 | Categoria: Notícias
CONATUS_LOGO 

A quinta-feira (27.10), no II Congresso de Natureza, Turismo e Sustentabilidade (Conatus 2011) acontecem as visitas técnicas e mini cursos. Para os congressistas que irão fazer visitas técnicas, a organização do evento está disponibilizando roteiros para a Estrada Parque Pantanal/RPPN Sesc Pantanal, Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e Nobres.

 

A visita a Chapada dos Guimarães, a 67 quilômetros de Cuiabá, na Região Norte do Estado, custará 45 reais.  O primeiro destino é a unidade de conservação, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, onde o grupo percorrerá uma trilha, com aproximadamente uma hora de duração. até chegar ao complexo de cachoeiras. Após a trilha o grupo conhecerá a cidade de Chapada dos Guimarães, onde será servido o almoço.

O valor para visitar a Estrada Parque Transpantaneira são de 65 reais. Nesta visita os congressistas terão a oportunidade de conhecer o típico ambiente pantaneiro. Serão 70 km de belas paisagens e o privilégio de observar a rica fauna da região. O grupo irá conhecer a Pouso Alegre Lodge e um pouco sobre os costumes e a cultura do homem pantaneiro, apresentado pelo proprietário Luiz Vicente Campos Filho.

No Sesc Pantanal os participantes terão o privilégio de receber informações sobre o manejo realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), além de conhecer o Centro de Interpretação Ambiental, e navegar pelo rio Cuiabá para avistar a RPPN e almoçar a típica comida cuiabana por apenas 100 reais.

Todas as visitas técnicas têm o almoço incluído no valor de inscrição e serão realizadas, apenas se completar o número de vagas (40).

Os mini cursos oferecidos terão a inscrição no valor de R$ 40, incluindo almoço ou R$ 25 sem almoço. Os participantes receberão certificados de oito horas. Serão quatro mini cursos. “História e situação das Unidades de Conservação no Brasil”, com o professor do Departamento de História e CDS/UnB, José Luiz de Andrade Franco que apresentará um panorama geral sobre o desenvolvimento das políticas de criação e gestão de unidades de conservação (UCs) no Brasil, bem como da atual situação das UCs existentes no Brasil.

O “Turismo Rural e Empreendedorismo”, com os professores do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da UFMT de Rondonópolis, Marcos H. Silveira e . Normandes M. Silva, que irão abordar as potencialidades e as dimensões socioambientais do turismo rural, as tecnologias para o planejamento e a legislação vigente.

“Normalização no Turismo de Aventura: Sistema de Gestão da Segurança (NBR 15331)”, com Edmundo Costa Junior, do Abismo Anhumas, de- Bonito – MS que abordará o histórico de Normalização do Turismo de Aventura no Brasil, estratégias e normas de produtos, os requisitos da NBR15.331, as vantagens da implantação de um Sistema de Gestão da Segurança.

E, “Conceitos básicos da economia da conservação”, com o representante do Fundo Estratégico de Conservação (CSF), de Lagoa Santana, em Minas Gerais, Marcos Amend que irá apresentar os conceitos básicos (valoração, análise econômica e critérios de políticas ambientais), sobre os aspectos econômicos que influenciam a degradação e a conservação dos recursos naturais.

SUSTENTABILIDADE – Nesta quarta-feira (26.10), o tema central do Conatus 2011 foi Sustentabilidade. Pela manhã as palestras focaram A Convenção da Biodiversidade e o Turismo, Oportunidades de negócios em Unidades de Conservação e Responsabilidade social e sustentabilidade no turismo, na parte da manhã.

À tarde foram apresentados os casos de sucesso com o Turismo no parque Estadual de Campos do Jordão (SP), Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) e no Paraque Nacional de Foz do Iguaçu (PR)

O Conatus 2011 é uma iniciativa da Fundação Neotrópica do Brasil em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Sebrae - MT, Convention Bureau - MT e Instituto Homem Pantaneiro – MS. O evento reúne especialistas do Brasil e de vários países para discutir o turismo como promotor da conservação da natureza. O Conatus 2011 termina na quinta-feira (27.10) com visitas técnicas e mini cursos.

Confira a programação completa do evento e outras informações nos sites da Sema www.sema.mt.gov.br e no site do evento, www.conatus.org.br

 

Registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página

Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão - CATE

0800 647 0111

Disque-Denúncia

0800 065 3838