Página inicial > SEMA > Notícias > Operação da Sema apreende mais de 600 quilos de peixes irregulares na região do Araguaia
Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2011, 19h53 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h39 | Acessos: 664 | Categoria: Notícias
DUD Vila Rica/Sema-MTPEIXE_VILA_RICA_2
O pescado apreendido, sem comprovação de origem, seria comercializado no Estado do Pará

Fiscais da Unidade Regional da Sema de Vila Rica, a 1.259 quilômetros de Cuiabá, na Região Nordeste do Estado, e policiais militares de Santa Terezinha, apreenderam durante operação conjunta na região 693,8 quilos de pescado irregular, da espécie tucunaré.

A operação foi realizada na madrugada desta quarta-feira (26.10), por volta da 01:00 hora, na rodovia MT 431, próximo ao entroncamento com a MT 413.

Os fiscais abordaram um veículo Courier L 1.6, branco, de placas KKP-3788, que estava sendo conduzido por Lourival Mendes Dias, 54 anos, morador do município de Barreira do Campo, no Pará. O suspeito foi encaminhado a Delegacia de Policia Judiciária Civil de Vila Rica, onde prestou depoimento sendo liberado em seguida.

Segundo os fiscais da Sema, foi lavrado um auto de infração contra o infrator, por transporte ilegal de pescados sem comprovação de origem. O valor da multa aplicada foi de R$ 43.876,00 (quarenta e três mil oitocentos e setenta e seis reais). Na Delegacia o infrator informou que os peixes seriam levados para o município de Santana do Araguaia, no Pará, onde seriam comercializados.

Seguindo orientação da Promotoria de Justiça local, o pescado foi doado para a Pastoral da Criança de Vila Rica que poderá comercializar os peixes apreendidos. Os valores arrecadados e a aplicação dos recursos serão posteriormente informados as autoridades.

A diretoria regional de Vila Rica é responsável por 13 municípios da região do Araguaia - Vila Rica, Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Novo Santo Antônio, Bom Jesus do Araguaia, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Porto Alegre do Norte,  Confresa, Cana Brava do Norte e Alto da Boa Vista. No total, já foram apreendidas na região este ano, mais de 1000 quilos de pescado irregulares.