Página inicial > SEMA > Notícias > Encontro no Maranhão discute os desafios da gestão integrada dos recursos hídricos
Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2011, 15h35 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 17h39 | Acessos: 720 | Categoria: Notícias
Secom-MTRIO_CUIAB_1

XIII Encob discute gestão integrada dos recursos hidricos e o fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas

A secretaria-adjunta de Qualidade Ambiental da Sema, Lilian Ferreira dos Santos, e o superintendente de Recursos Hídricos, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Luiz Noquelli participam em São Luis, no Maranhão, do XIII Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) e Encontro Maranhense para a Governança das Águas.

O evento que tem como tema principal “Os desafios dos Comitês de Bacias na construção de pactos pelas águas”, começou nesta segunda-feira (24.10) e termina na próxima sexta-feira (28.10).

O Encob é promovido pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas – instância colegiada formada pelos representantes dos Comitês de Bacias legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos -, em parceria com o Governo do Estado do Maranhão e a Rede Brasil de Organismos de Bacia (Rebob), e tem como um de seus objetivos, fortalecer a gestão participativa e compartilhada entre os integrantes do sistema.

Este ano, Encob tem como proposta discutir as políticas públicas relacionadas à questão das águas e os desafios dos Comitês de Bacia na construção de pactos pela gestão integrada e responsável dos recursos hídricos.

Em São Luis, a segunda-feira (24.10) foi voltada ao Encontro Maranhense para a Governança das Águas com mesas de diálogo, envolvendo poder público, instituições e representantes da sociedade civil, oficinas de capacitação, mobilização e sensibilização para a formação de Comitês de Bacias e às 20 horas aconteceu a abertura oficial do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, no Hotel Luzeiros.

Nesta terça-feira (25.10), nos períodos da manhã e da tarde, o Encob prossegue com minicursos onde estão sendo abordados temas como Noções Gerais de Recursos Hídricos, Técnica de elaboração de projetos e captação de recursos, Educação Ambiental para a Gestão dos Recursos Hídricos, Plano de Bacia como Instrumento Estratégico de Sustentabilidade dos Recursos Hídricos e Gestão Integrada dos Recursos Hídricos no Semiarido.

Na quarta-feira (26.10) a programação prevê a apresentação de experiências pelos Comitês de Bacias do Brasil, serão seis experiências e após as apresentações haverá um debate com os participantes. O tema central das experiências é “A Universalização do Saneamento – o papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas”.

Na quinta-feira (27.10) prosseguem as apresentações, com mais seis experiências com o tema central “Água: das nascentes aos centros urbanos” e na sexta-feira (28.10), acontece a assembleia geral anual dos Comitês de Bacias do Brasil, quando Mato Grosso irá reivindicar para Cuiabá, a possibilidade de sediar o XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas a se realizar em 2012.

A secretária-adjunta Lilian disse que o Estado atravessa um período de grande desenvolvimento em vários setores da economia, além disso está implementando uma série de programas em várias áreas com resultados significativos para o desenvolvimento socioambiental sustentável do Estado.

“Mato Grosso possui belezas naturais importantes distribuídas em seus três biomas – Pantanal, Floresta e Cerrado -, e Cuiabá vem se preparando para se transformar num grande polo regional e portal de entrada para toda a Amazônia Brasileira, com infraestrutura compatível para receber um evento desse porte”.

Para a secretária-adjunta essa será uma oportunidade única para que o Estado possa mostrar o seu potencial e o quanto tem avançado nas questões ligadas aos recursos hídricos. “Temos um papel de liderança na Amazônia, sendo o primeiro Estado a construir um plano estratégico para o uso racional e sustentável de suas águas e também o primeiro a aprovar o seu Plano Estadual após a aprovação do Plano Nacional de Recursos Hídricos”, salientou Lilian Ferreira. A definição sobre a escolha do próximo Estado a receber a indicação sai na sexta-feira, ao final do evento.

Outras informações sobre o XIII Encob, no site www.encob.org